segunda-feira, 13 de maio de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1981 - O Papa João Paulo II é alvejado
 foto de sinopsis
Disparam contra o Papa João Paulo II em Roma. Antes da tentativa de assassinato, o Papa era conhecido pelos seus desejos de viajar, sem medo de aparecer entre as multidões.
Enquanto mantinha a aparição semanal habitual na Praça de São Pedro do Vaticano, Mehmet Ali Agca, membro de um grupo turco de extrema-direita, disparou contra o Papa em duas ocasiões. Algumas teorias sugerem um complô soviético, uma vez que o Papa era um reconhecido anti-comunista, defensor do sindicato Solidarnosc na sua Polónia natal.
Agca confessou actuar em nome dos serviços de inteligência da Bulgária, que agia como apoio do KGB, mas posteriormente alterou a sua declaração. Vários cidadãos búlgaros e três turcos foram detidos mas depois libertados, por falta de provas.

1950 - Primeira corrida de Fórmula 1
 foto de sinopsis
No dia 13 de maio de 1950 disputou-se a primeira corrida de Fórmula 1 no circuito de Silverstone, na Grã-Bretanha.
O circuito foi construído sobre dois aeródromos desativados desde a Segunda Guerra Mundial: Northamptonshire e Buckinghamshire. As três pistas de aterragem foram aproveitadas para formar o atual circuito.
O vencedor da corrida foi o italiano Giuseppe Farina que bateu o colega de equipa, o argentino Juan Manuel Fangio.

1888 - Princesa Isabel, regente brasileira, assina a Lei Aurea pondo fim a escravidao no Brasil.

1917 – Três crianças declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal, na imagem.

fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário