sexta-feira, 31 de maio de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1962 - Executado Eichmann em Israel
 Acusado de crimes contra a humanidade, Adolf Eichmann, o arquitecto do Holocausto, é enforcado em Israel. Durante a Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler ordenou a Eichmann que realizasse a sua "solução definitiva para a questão judia": a exterminação de milhões de judeus nos campos da morte.
Eichmann cumpriu ordens com uma eficiência aterradora até à sua detenção, em 1945, pelas tropas norte-americanas. Em 1946 fugiu, antes de enfrentar o seu julgamento em Nuremberga, voando para o Médio Oriente com um nome falso.

2005 - A revelação do “Garganta Funda”
A identidade do "Garganta Funda", o indivíduo encarregue de fornecer informações sobre a participação do Presidente norte-americano Nixon no escândalo Watergate, é revelada em 2005.
Graças às suas informações, Bob Woodward e Carl Bernstein publicaram vários artigos no jornal "The Washington Post" que acabaram por levar à demissão do Presidente e à detenção do Chefe de Gabinete da Casa Branca H.R. Haldeman e do Conselheiro Presidencial John Ehrlichman.

2009 - Desaparece um avião em pleno voo
 Em 2009, o avião da Air France, proveniente do Rio de Janeiro e com destino a Paris, desapareceu perto do Arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil, com 231 pessoas a bordo. Os restos da aeronave foram localizados numa zona abismal, a cerca de 10.000 metros de profundidade. 
Poucos dias depois do acidente, a Air France publicou um comunicado de imprensa, apresentando as condolências a todos os familiares dos falecidos.
Os dados recolhidos das caixas negras do avião apontam para erro humano, no momento de reparar uma avaria elétrica na cabina.


1975 - É criada a Agência Espacial Europeia

A 31 de maio de 1975 foi constituída a Agência Espacial Europeia (AEE), uma organização intergovernamental dedicada à exploração espacial com sede principal em Paris.
Em junho de 1962 foi estabelecida a Organização Europeia para a Investigação Espacial, orientada para o desenvolvimento de satélites e, nesse ano, foi criada a Organização Europeia para o Desenvolvimento e Construção de Lançadores de Veículos Espaciais (OEDCLVE/ELDO).
Em 1973, com o acordo global de todos os países membros, foram aprovados três projetos europeus: o Spacelab, o Programa Ariane e o Marots, e é tomada a decisão fundamental de criar a Agência Espacial Europeia.

fonte Canal de Historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário