quarta-feira, 22 de maio de 2013

SINTE/RN conversa com secretária de educação de Natal

A direção do SINTE/RN esteve com a secretária municipal de educação de Natal na manhã desta terça-feira (21). A reunião contou ainda com a presença do procurador do município, do controlador do município e do procurador geral do Ministério Público do TCE.
O tema da conversa foi a consulta feita pela SME acerca da Lei de Responsabilidade Fiscal. O procurador do município expôs em que circunstâncias o município pode ultrapassar o limite fiscal para fazer a correção salarial e o pagamento de direitos funcionais. A coordenadora geral Fátima Cardoso externou que existe posição de compreensão e interpretação diferente.
Para o Procurador Geral do Ministério Público, propôs um Termo de Compromisso de Gestão para possibilitar o atendimento da pauta da categoria. Ele adiantou que somente nos próximos 10 dias haverá condições de definir detalhes desse documento.
A direção do SINTE/RN foi enfática ao afirmar que a primeira reivindicação é a salarial e afirmou que sem a recomposição salarial não haverá acordo. Sem entrar no mérito da responsabilidade fiscal, Fátima Cardoso questionou quais seriam as medidas que a gestão tomaria para o equilíbrio fiscal. A resposta foi de que haverá uma auditoria na folha, a renúncia fiscal dos anos de 2009 a 2012, cortes nas terceirizações e até nas bolsas de estudo universitário.
A reunião foi encerrada sem propostas concretas. O SINTE/RN reforça que a greve permanecerá por tempo indeterminado, até que a pauta da categoria seja contemplada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário