terça-feira, 28 de maio de 2013

Revista aponta o Rio Grande do Norte entre os estados dependentes da União

Rosalba é citada como exemplo na revista VejaRosalba é citada como exemplo na revista VejaA revista Veja desta semana trouxe uma reportagem que coloca o Rio Grande do Norte entre os estados mais dependentes das verbas do Governo Federal.
A publicação baseia-se em um estudo do Ministério da Previdência que colocou o Rio Grande do Norte como um das 13 unidades federativas que vão entrar 2014 acima do limite prudencial de 46,55% da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Outro dado que preocupa é que estando nestas condições o Rio Grande do Norte pode ultrapassar a casa dos 49%. Isso implicaria em ficar proibido de receber verbas federais, firmar convênios ou financiamentos para obras.
A matéria explica que essa situação resulta numa maior dependência dos recursos federais e torna os governadores submissos ao Palácio do Planalto. Nas contas da Veja, nenhum dos 27 governadores batem de frente com a presidente Dilma Rousseff.
A Veja citou como exemplo a decisão da governadora Rosalba Ciarlini de não participar do programa eleitoral do DEM em que estava previsto que ela fosse fazer críticas ao Governo Federal.
Na sequência, a reportagem explica que a governadora conseguiu uma série de benefícios para o Rio Grande do Norte. Destaque para financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
À Veja, o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, disse que relevava a posição de Rosalba. Antes o demista deu seu conceito sobre esse tipo de situação: "Os governadores são prisioneiros desse modelo perverso de poder".

Nenhum comentário:

Postar um comentário