quarta-feira, 22 de maio de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1990 - União do Iémen do Norte e do Iémen do Sul
 foto de sinopsis
Depois de 150 anos separados, o Iémen do Sul marxista e o conservador Iémen do Norte juntam-se na República do Iémen.
Situado na parte sul da Península Arábica, o Iémen foi dividido entre os britânicos e os otomanos a meio do século XIX. Os turcos foram expulsos do Norte em 1918, mas os britânicos continuaram a controlar o Sul até 1967, até à criação da República Popular do Iémen, o primeiro e único estado árabe marxista.
A unificação em 1990 não foi tão suave como se esperava: a instabilidade económica colocou o país à beira do colapso e em 1994 uma guerra civil dissolveu temporariamente a união. As eleições livres voltaram ao país em 1997.

1859 - Nasce Arthur Conan Doyle
 foto de sinopsis
A 22 de maio de 1859 nasceu o médico e autor de romances policiais Arthur Conan Doyle, em Edimburgo. Estudou Medicina nas universidades de Stonyhurst e Edimburgo e exerceu de 1882 a 1890.
Conan Doyle iniciou a sua carreira literária em finais do século XIX e dedicou-se completamente à escrita. As suas obras recriaram mundialmente o género do romance policial. Entre elas, destacam-se "O Signo dos Quatro", "As Aventuras de Sherlock Holmes", "O Cão dos Baskervilles" e "O Último Adeus" que até chegaram ao cinema. A personagem do detetive Sherlock Holmes, criada em Londres em finais do século XIX, destaca-se pela sua astúcia, dedução e observação para resolver casos difíceis, e tornou-se uma referência dos "romances negros" desde o seu aparecimento.



1960 – Ocorre o Grande Terramoto do Chile, o mais potente até agora registado – 9,5 na escala de Richter.

1998 – Inicia-se a Expo 98 em Lisboa, Portugal.

2004 – O príncipe das Astúrias Felipe de Bourbon, herdeiro do trono de Espanha, casa-se com Letizia Ortiz.

Fonte Canal de Historia / Blog Padua campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário