terça-feira, 21 de maio de 2013

Juiz Federal solicita tropa de choque em nova manifestação programada na BR-101

O Juiz Federal Magnus Delgado pediu a presença da tropa de choque da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal para cometer abusos no protesto conjunto organizado por dos estudantes, integrantes do Movimento Sem Terra e do Grito da Seca, previsto para acontecer nesta terça, na BR-101, em Natal. A ordem do juiz é que os manifestantes não interditem o fluxo de veículos no local, interrompendo não só a via principal como também as marginais da rodovia federal.

"O Juiz esclarece que, por se tratar de via de via submetida à Jurisdição Federal, e em face de sua importância, também proíbe movimento nas marginais da via que impeça o fluxo regular de veículos. A decisão foi emitida em face da gravidade das agressões, desrespeitos e crimes cometidos contra a indefesa população de Natal.
Dessa forma, o Juiz requisitou novamente o uso da Tropa de Choque da PRF e da PMRN para dar efetividade plena à presente decisão, bem como contra os crimes e agressões contra os agentes da Lei, que buscaram o sagrado direito de ir e vir de qualquer cidadão", diz o documento emitido pelo magistrado.

"Com vistas à decisão exarada pelo Juiz Federal, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte estará reforçando o policiamento na localidade e estará pronta para garantir o direito do cidadão", informou o Coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. Nesta segunda, cerca de 200 manifestantes do #Revoltadobusãonatal realizaram mais um protesto na capital, através de palavras de ordem e panfletagem, no Centro da cidade,  no bairro de Cidade Alta, e também na Avenida Prudente de Morais.


O 3º ato público voltou a questionar o aumento da passagem de ônibus no município, que aumentou vinte centavos e chegou aos R$ 2.40, valor reajustado nesse sábado (18). Na ocasião, a Comissão do grupo confirmou que se juntará com o Movimento dos Sem Terra (MST), em um grande protesto, com cerca de cinco mil pessoas, a partir das 8h desta terça-feira (20), que partirá viaduto de Ponta Negra, na zona Sul, até a Governadoria.

Segundo o do Comitê de Comunicação do movimento, entre as reivindicações dos jovens estão a melhoria e ampliação do sistema de transporte urbano,  a divulgação pública anual das planilhas de ganhos e gastos do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município (Seturn), direito de pagamento em espécie da meia passagem estudantil, volta das linhas 03 e 45 Campus, além da 28, o retorno da antiga rota das linhas 48 e 66 passando pelo Campus e o fim da dupla função de cobrador e motorista.

No lado do MST, o movimento "Grito da Seca: sede de água, sede de direitos", cobra ações do Governo contra a seca no Rio Grande do Norte. Entre as dezenas de reivindicações estão a desapropriação de imóveis rurais pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a renegociação de dívidas e o financiamento para estruturação produtiva da agricultura familiar.

 fonte Jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário