sexta-feira, 24 de maio de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em :

1883 - É inaugurada a Ponte de Brooklyn
 foto de sinopsis
 Após 14 anos de construção, a Ponte de Brooklyn sobre o rio East liga finalmente as duas grandes cidades de Nova Iorque e Brooklyn. Concebida por John August Roebling, a Ponte de Brooklyn foi a maior construção suspensa jamais construída até à época.
Em 1869, Roebling foi o primeiro de cerca de duas dúzias de pessoas que morreram em acidentes ou de doenças durante a construção da ponte. O seu filho, Washington, tornou-se engenheiro chefe.
Pouco depois da inauguração, a Ponte de Brooklyn, que apresenta duas majestosas torres de pedra e se estende por quase meio quilómetro sobre o rio, foi baptizada como a Oitava Maravilha do Mundo.
A ligação entre Brooklyn e Manhanttan mudou verdadeiramente o percurso da vida quotidiana de Nova Iorque.


1990 - Primeira imagem do Hubble
 foto de sinopsis
A 24 de abril de 1990 foi lançado o telescópio espacial Hubble para que orbitasse no exterior da atmosfera. A 20 de maio do mesmo ano foram recebidas as primeiras imagens espaciais do projeto conjunto da NASA e da Agência Espacial Europeia.
O objetivo principal de ter um telescópio para além da atmosfera é obter imagens de maior qualidade, eliminando os efeitos da turbulência atmosférica, contaminação lumínica ou fatores meteorológicos.
O Hubble orbita em redor da Terra a uma altura de 593 quilómetros, sobre o nível do mar, e dispõe de uma resolução ótica maior que qualquer outro telescópio terrestre. Em 11 anos já forneceu informações preciosas a mais de cinco missões distintas.

1822 - Equador conquista a independência
 foto de sinopsis
A 24 de maio de 1822 ocorreu a Batalha de Pichincha, perto da cidade da Quito, no Equador. Na batalha, o exército independentista de António José de Sucre defrontou o exército liderado por Aymerich, no contexto das guerras de independência hispano-americanas.

O Governo liberal espanhol negou-se a aceitar a emancipação do Equador e depois da queda da Venezuela nas mãos de Simón Bolívar, Sucre correu a auxiliar os revoltosos contra os realistas do porto de Guayaquil, a quem derrotou em Yahuachí em 1821.
No dia seguinte ao início da Batalha de Pichincha, a 25 de maio, as tropas de Sucre entraram em Quito e o bando espanhol rendeu-se. No total, foram contabilizados 200 mortos e 140 feridos da fação patriota. No lado espanhol, morreram 400 pessoas e 1.190 feridos.

Até 1830 não foi constituída completamente a República do Equador, como Estado independente formado por Quito, Guayaquil e Cuenca.

1844  -Samuel Morse instala a primeira linha de telégrafo, de Baltimore a Washington.

1955 -Vacina antipólio é liberada pelo serviço de saúde pública dos EUA.

1956 – Egito e Israel concordam com a instalação de postos de observação da ONU na Faixa de Gaza.
1956 – Índia celebra 2.500 anos de budismo.
1958 -Criada a agência de notícias United Press International (UPI)
1962 – O astronauta americano Scott Carpenter dá três voltas à Terra e é resgatado em segurança ao largo de Porto Rico.
1968 – O médico Edison Dias Teixeira faz, no Rio de Janeiro, o primeiro transplante de pâncreas no Brasil.
1981 -O presidente do Equador, Jaime Roldós Aguilera, sua mulher, o ministro da Defesa e dois assessores militares morrem em acidente de avião.
1983 – O governo dos EUA declara a AIDS sua principal prioridade médica.
1995 – A Câmara dos Deputados aprova o fim do monopólio estatal nas telecomunicações.
# # Tropas do Exército ocupam três refinarias em São Paulo e uma no Paraná, devido a uma greve dos petroleiros.
2002 – EUA e Rússia assinam tratado de redução do arsenal nuclear das duas potências.
2008 – COLÔMBIA ANUNCIA MORTE DE FUNDADOR E PRINCIPAL LÍDER DAS FARC, MANUEL MARULANDA 
 
fonte Canal de Historia / Blog padua campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário