quinta-feira, 23 de maio de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1701 - O capitão Kidd é enforcado
 foto de sinopsis
 No cais de execuções de Londres, enforcaram o Capitão Kidd, acusado de pirataria e assassinato. Em 1695, a coroa britânica encomendou a Kidd a detenção de piratas no Mar Vermelho e no Oceano Índico mas, aparentemente, Kidd transformou-se em pirata por sua própria iniciativa em 1697.
O seu maior prémio foi a captura do Quedagh Merchant, um veleiro britânico carregado de ouro e outros materiais preciosos, em 1698. Denunciado como pirata, navegou para Nova Iorque para proclamar a sua inocência, mas foi preso e transferido para Londres. Kidd enfrentou um julgamento por cinco acusações de pirataria e uma de assassinato de um membro da sua tripulação.
Provas importantes foram suprimidas durante o julgamento e alguns observadores questionaram a insuficiência das provas apresentadas para uma falha de culpabilidade.
Condenado por todas as acusações foi executado em Londres no dia 23 de Maio.

1945 - Heinrich Himmler suicida-se
 foto de sinopsis
Em 1945, em plena revolução do fim da Segunda Guerra Mundial, os Russos e os Aliados entraram em Berlim para capturar os responsáveis nazis e obrigá-los a prestar contas à Justiça nos tribunais de Nuremberga.
Em princípios de maio, Himmler e um pequeno grupo de leais seguidores fugiram num veículo para tentar sair do território alemão. No entanto, foram capturados por uma unidade britânica em Brandeburgo e, durante os interrogatórios, Himmler confessou a sua verdadeira identidade.
Finalmente, a 23 de maio de 1945, depois de ter sido maltratado física e verbalmente, Himmler acabou por se suicidar com uma cápsula de cianeto que tinha na boca, enquanto os médicos o examinavam.

1934 - O fim de Bonnie e Clyde
 foto de sinopsis
A 23 de maio de 1934, Bonnie e Clyde faleceram, em sequência de uma emboscada montada por quatro agentes da Polícia do Texas e dois do estado do Luisiana, com 94 tiros no corpo.

Estes delinquentes atraiam a atenção da imprensa dos Estados Unidos desde 1931. O primeiro incidente de Clyde com a Polícia data de 1926, quando este foi detido por não devolver um carro que tinha alugado. A partir daí, o bando de ladrões ficou conhecido pelos assaltos perpetrados a Bancos, pequenas lojas de comércio, estações de serviço e diversos crimes.

Não está muito claro se havia realmente uma relação sentimental entre Bonnie e Clyde, mas a verdade é que aliaram as suas vontades de romper as regras sociais. Segundo o escritor Joseph Geringer, o casal tinha a simpatia da sociedade norte-americana, que os considerava uns "Robin Hoods" modernos. Bonnie e Clyde acabaram por se transformar numa lenda depois da sua morte.

1179 – O Papa Alexandre III emite a bula Manifestis Probatum em que reconhece o Condado Portucalense como reino independente.

1618 – A Segunda Defenestração de Praga precipita a Guerra dos Trinta Anos.

1932 – Revolução Constitucionalista: no Brasil, são mortos os estudantes paulistas Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo; surge a sigla “M.M.D.C.” utilizada como bandeira pelos paulistas.

Fonte Canal de Historia / blog padua campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário