terça-feira, 28 de maio de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1961 - Campanha de Apelo à Amnistia

O London Observer, um jornal britânico, lança a campanha Apelo à Amnistia, 1961, para a libertação de todos aqueles que cumprem sentença pela expressão pacífica das suas crenças.
A campanha foi uma ideia de Peter Benenson, um advogado de crenças católicas que publicou as condições dos prisioneiros de consciência, depois de saber que um grupo de estudantes portugueses estava na prisão por ter brindado pela liberdade num restaurante. A campanha inspirou a formação nesse mesmo ano da Amnistia Internacional, a organização defensora dos direitos humanos.

1972 - Morre Eduardo VIII, Duque de Windsor

A 28 de maio de 1972 faleceu Eduardo VIII do Reino Unido, conhecido como Duque de Windsor. Foi monarca do Reino Unido e da Irlanda e Imperador da Índia durante 326 dias.
Foi o membro da família real mais polémico e o primeiro da sua dinastia a abdicar. Alguns meses depois de iniciar o seu reinado, Eduardo VIII provocou uma crise constitucional quando pediu em casamento Wallis Simpson, divorciada por duas vezes.
Eduardo serviu na Primeira Guerra Mundial e contou com os títulos de Príncipe Eduardo de York, Príncipe Eduardo da Cornualha e York, Duque da Cornualha e Rothesay e Príncipe de Gales.

1358 – Tem início a Jacquerie, uma revolta popular em França.

1588 – A Invencível Armada, com 130 navios e 30 000 homens, começa a levantar âncora de Lisboa rumo ao Canal da Mancha.

1926 – Em Portugal, um golpe de Estado leva à queda da I República e abre caminho à implantação do Estado Novo.
  fonte Canal de Historia /  blog padua campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário