sábado, 25 de maio de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

 1895 - Oscar Wilde condenado por indecência
Como ponto final de um julgamento escandaloso, o escritor irlandês Oscar Wilde é considerado culpado de "indecência grave" devido às suas relações com o filho do Marquês de Queensberry.
Wilde foi condenado a dois anos de trabalhos forçados. Wilde, cujo engenho e extravagância o situaram no centro da vida social e dos círculos literários de Londres, é principalmente recordado pelas suas comédias, como O Leque de Lady Windermere ou A Importância de se Chamar Ernesto.
Oscar Wilde utilizou o seu comportamento e as suas obras para pôr permanentemente à prova as fronteiras da ridícula sociedade vitoriana do seu tempo, o que acabou por levá-lo à prisão devido à sua homossexualidade em 1895, no ponto alto da sua carreira.
Após a sua libertação em 1897, instalou-se em Paris, onde morreu dois anos e meio depois.

1681 - Falece Calderón de la Barca
A 25 de maio de 1681 morreu o dramaturgo espanhol Pedro Calderón de la Barca. Estudou em Alcalá de Henares, Salamanca, e viajou por Itália e Flandres, onde começou a escrever as suas primeiras obras "Amor, Honor y Poder" e "El Mayor Encanto, el Amor".
Foi ordenado sacerdote em 1561 e chegou a ser o dramaturgo mais bem-sucedido da Corte. Em 1663, o Rei nomeou-o Capelão de Honra, e Calderón de la Barca mudou-se definitivamente para Madrid.

1917 Alemanha usa aviões para bombardear a Inglaterra, introduzindo, assim, uma nova arma na guerra.

1952 URSS denuncia como uma transgressão do Acordo de Potsdam a proposta de paz ajustada com a Alemanha Ocidental.

1963 Brasil sagra-se bicampeão mundial de basquete masculino.  Morre Fernando Ferrari, político brasileiro.

1971 O superjato soviético TU-144 chega a Paris para uma apresentação no Ocidente.

1984 Iraque afunda seis navios de um comboio que navegava em direção ao porto iraniano de Bandar Khomeini. No Brasil entrega os seis primeiros lança-foguetes Astro comprados pelo Iraque para usar na guerra contra o Irã.

2000 A ex-ministra da Economia, Zélia Cardoso de Melo, é condenada pela 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília a 13 anos e quatro meses de prisão.  O prefeito de São Paulo, Celso Pitta, é afastado do cargo.

2002 Um Boeing 747 da companhia aérea China Airlines cai em Formosa com 225 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes.

  fonte Canal de História / Blog padua campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário