quinta-feira, 30 de maio de 2013

Hoje na Historia

Aconteceu nesta data em:

1431 - Martírio de Joana d'Arc
Joana d'Arc, a menina camponesa transformada em salvadora da França, é queimada na fogueira por heresia. Com a idade de 16 anos, vozes de santos cristãos indicaram a Joana que devia ajudar Carlos, o delfim francês, a ganhar o trono e expulsar os ingleses da França.
O futuro rei, depois de se convencer da divina missão de Joana, facultou-lhe um pequeno exército. Durante os dois meses seguintes, Joana conduziu os franceses a uma série de vitórias surpreendentes sobre os ingleses.

1969 - Nova Constituição no Peñón

 Em 1969 entrou em vigor o Governo autónomo na colónia britânica de Gibraltar. Esta situação resultou da nova Constituição, aprovada pelo Governo Britânico, que transformou o Peñón em Território Britânico do Ultramar.
Os próprios gibraltarenhos tinham o direito de escolher os representantes do executivo local. Sob este novo marco legal, estabelecia-se também a transferência dos assuntos internos para este executivo e o representante do Governo da Coroa ficava com a representação exclusiva dos assuntos em matéria externa e de defesa.

fonte canal de historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário