quarta-feira, 15 de maio de 2013

Servidores municipais aprovam parada de advertência para sexta-feira

Servidores estão se mobilizando em campanha salarialServidores estão se mobilizando em campanha salarialOs servidores do município se reuniram em assembleia na manhã de ontem, na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), para apreciar a proposta do Executivo municipal relativo à campanha salarial da categoria. Os servidores optaram por rejeitar a proposta e aprovaram uma parada de advertência.
“A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) ofereceu 5,84% de aumento para os servidores. O percentual é irrisório e não cobre nem a inflação. Isso é preocupante porque há vários anos os servidores não têm aumento real e agora estão oferecendo um percentual abaixo da inflação. A proposta é simplesmente vergonhosa e não foi aceita pela categoria”, explica Gilberto Diógenes, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum).
Diante da proposta da administração municipal, os servidores decidiram paralisar as atividades na próxima sexta-feira, 17. “Vamos fazer um ato público, mas o restante da programação para o dia ainda está sendo pensado. Também será realizada uma parada de advertência nos dias 6, 7 e 8 de junho. A programação também está sendo organizada”, afirma Gilberto Diógenes.
O vice-presidente do Sindiserpum não descarta a possibilidade de greve dos servidores. “A possibilidade de greve é real porque a proposta do Executivo é ridícula. Caso as negociações não avancem, a greve não está descartada. Os agentes de trânsito já iniciaram a greve e, em breve, outras categorias podem aderir à paralisação por tempo indeterminado”, alerta.
Os servidores reivindicam aumento salarial de 12,79%, melhores condições de trabalho, concurso público com substituição dos comissionados, entre outras. “Esse percentual é o mesmo que estava sendo reivindicado para a Educação. No entanto, todos os servidores têm uma perda de 4,54%. Inclusive, os professores estão recebendo abaixo do piso em virtude dessa perda. A Prefeitura quer pagar esse percentual em três anos a partir de 2014. É necessário valorizar mais os servidores do município”, afirma o sindicalista.
Segundo o secretário municipal de Comunicação, Julierme Torres, a Prefeitura está negociando com as categorias de forma separada. “O diálogo está aberto com as categorias de forma a atender as reivindicações”, afirma.
Agentes de trânsito já iniciaram greve por tempo indeterminado
Os agentes de trânsito do município foram a primeira categoria da base do Sindiserpum a deflagrar greve por tempo indeterminado. A paralisação é decorrente da retirada de gratificações dos servidores e o descumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Salários.
As mobilizações da categoria têm sido intensificadas desde a sexta-feira, quando a greve foi deflagrada. Na manhã de ontem, os agentes ocuparam a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Mossoró (CMM) para expor os motivos que levaram à paralisação.
Já na noite de ontem, foi realizado um protesto na praça do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, na ocasião do lançamento do Mossoró Cidade Junina 2013. O objetivo era encontrar a prefeita Cláudia Regina, que ainda não se reuniu com a categoria em greve.
A avaliação do comando de greve é que a paralisação vem surtindo os efeitos desejados, já que a população está apoiando a causa. O secretário municipal de Comunicação afirma que o Plano de Cargos da categoria está sendo cumprido e que não houve corte de gratificações, mas sim uma regulamentação.

fonte O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário