terça-feira, 14 de maio de 2013

Secretaria de Saúde registra 5.685 casos suspeitos de dengue até abril

Apesar da morte de uma criança de seis anos em Natal registrada ontem, vítima de dengue, a Secretaria de Estadual de Saúde informa que os casos suspeitos da doença estão dentro da normalidade. “Nenhuma morte é desejada, mas infelizmente isso é inerente a qualquer doença”, explicou Estela Leal, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde.
Ele informa que até a segunda semana de abril foram registradas pela secretaria 5.685 notificações de casos suspeitos no Rio Grande do Norte. “Se tomarmos em consideração esse registro, o mais importante é levarmos em consideração o número óbitos divido em relação a quantidade de casos”.
Estela Leal frisa que a população precisa ficar alerta quando aparecem os sintomas da doença. “Se estes aparecem, a primeira iniciativa é realizar exames para que se possa averiguar a existência da doença”.
A subcoordenadora informou, no entanto que as campanhas educativas de combate ao mosquito Aedes Egipt estão paralisadas.
“Realmente nossos programas educativos estão meio desativados, mas isso deve a fato de que temos outras importantes ações como a capacitação de hospitais médicos, agentes e vigilância epidemiológica. “São 167 municípios e todo esse trabalho e coordenação demanda muito tempo e esforço”.
Sobre a utilização de carros fumacê para o combate à doença, ela explica que tal medida depende principalmente da falência das ações do muncípio contra a enfermidade. “Quando o município não consegue deter o avanço da Dengue e existe uma suspeita de surto nos utilizamos os veículos nessas localidades”, finaliza.

fonte Portal noAr

Nenhum comentário:

Postar um comentário