quarta-feira, 15 de maio de 2013

Agripino defende aprovação de reforma do ICMS com emenda em 7% para estados

Com a expectativa gerada no Senado para a votação da reforma da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), o senador potiguar José Agripino Maia (DEM) defendeu voto favorável a partir da emenda aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que fixa a todos os produtos do comércio varejista a alíquota interestadual de 7% do ICMS, quando originários das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e do Espírito Santo.
“O governo federal defendia a alíquota apenas para os produtos industrializados e agropecuários, foi à primeira vez que uma defesa do Nordeste ganhou do eixo Sul-Sudeste. Com essa emenda, o Rio Grande do Norte será beneficiado com a geração de recursos de R$ 125 milhões com o ICMS”, afirmou o líder do Democratas ao potalnoar.com.
Originalmente, a proposta unificava em 4% a alíquota do ICMS interestadual para todos os estados, mas o texto aprovado na CAE mantém alíquota especial de 12% para a Zona Franca de Manaus e estende para todos os produtos e serviços do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Espírito Santo a alíquota de 7%. De acordo com o projeto, nesses casos, as alíquotas de ICMS no estado de origem passariam de 12% e 7% para 4% até 2021.
A matéria seguiu em regime de urgência para o Plenário, mas o governo considera inconvenientes as mudanças aprovadas na comissão por colocarem o projeto na direção contrária sua versão original. “É o critério da justiça para os Estados brasileiros. Da mesma forma a emenda que apresentei desburocratiza a distribuição e favorece todos, principalmente o Rio Grande do Norte”, ressaltou o senador potiguar.
A reportagem do portalnoar.com também tentou contato com o senador Paulo Davim (PV-RN) sobre seu posicionamento acerca da reforma da alíquota do ICMS, mas o senador estava em reunião em Brasília.

do portal noAr

Nenhum comentário:

Postar um comentário