sábado, 18 de maio de 2013

Mais de 18 mil tiveram títulos cancelados no RN, segundo dados do TRE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informa que um total de 18.470 títulos eleitorais foram cancelados no Rio Grande do Norte. São de eleitores que não justificaram a ausência nas últimas três eleições.
Segundo o tribunal o número subiu consideravelmente em relação aos anos anteriores. Em 201, um total de 14.830 títulos foram cancelados. Em 2009, somente 4.449 tiveram suspensão do direito ao voto no estado.
De acordo com o presidente do TRE, desembargador João Rebouças, os números estão dentro da realidade atual do país. “O eleitor está cada vez mais desestimulado a votar, em razão de tantos acontecimentos desagradáveis envolvendo políticos”, afirmou o presidente.
Os eleitores que tiveram os títulos cancelados não poderão tirar carteira de identidade, CPF, passaporte; matricular-se em instituição de ensino oficial; Inscrever-se ou tomar posse em concurso público; receber a remuneração (se for servidor público, autárquico ou fundacional); solicitar financiamento em instituições bancárias oficiais e Participar de licitações.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta terça-feira (14) o cancelamento de mais de 1,3 milhão de títulos.O prazo para justificar a ausência terminou no dia 25 de abril. Segundo o TSE, 1,5 milhão de eleitores estavam com a situação pendente e apenas 155,6 mil procuraram a Justiça Eleitoral.
Quem perdeu o título deve procurar um cartório eleitoral para reativar o registro. O documento pode ter o mesmo número do cancelado. É necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral, além de pagar eventuais multas.
Para aqueles que não compareceram às três últimas eleições – Apresentar-se ao cartório portando um documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral (se tiver). O prazo é divulgado pela zona eleitoral. No ano de 2013 foi de 25.02 a 25.04.  Comparecer à revisão eleitoral, quando houver.

do potal noAr

Nenhum comentário:

Postar um comentário