quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mineiro destaca 50 anos da experiência educacional em Angicos

O município de Angicos iniciou hoje (2) as comemorações alusivas aos 50 anos de formatura dos 300 alunos que participaram da pioneira experiência de educação de jovens e adultos realizada pelo educador pernambucano Paulo Freire. A data foi lembrada em plenário pelo deputado Fernando Mineiro (PT).

O parlamentar aproveitou a oportunidade para criticar interrupção do projeto pelos militares. Com o golpe de 1964, Paulo Freire e outros colaboradores foram presos e exilados: “Se este projeto não tivesse sido interrompido, não teríamos essa situação hoje no Brasil, com um grande número de analfabetos”, disse.

Mineiro disse que a esta foi a mais promissora e revolucionária experiência que o País teve e que serviu de exemplo para o mundo. “O analfabetismo ainda é uma chaga. Ainda temos no Brasil 9% de pessoas acima de dez anos analfabetas, nosso Estado tem o dobro e Angicos 24%, o que é inaceitável”, afirmou.

As comemorações em Angicos foram abertas hoje à tarde, no auditório central do Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). A governadora Rosalba Ciarlini, que decretou 2013 como o Ano da Educação Paulo Freire da Educação do RN, participa do evento, que prossegue até amanhã.

Fonte: Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário