terça-feira, 23 de abril de 2013

Volume da Barragem de Assú aumentou 15,2 milhões


Chuvas do final de semana elevaram nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves em Assú
De acordo com avaliação feita pelos técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), a barragem Armando Engenheiro Ribeiro Gonçalves (barragem e Assú) subiu 14 centímetros, na cota de medição, o que representa 15,2 milhões de metros cúbicos. As medições foram realizadas às 7h da última sexta-feira (19) e na manhã dessa segunda-feira (22).
O volume aumentou no final de semana em consequência dos altos índices de chuvas registrados nos município das regiões do Seridó e também do vizinho estado da Paraíba que desaguam no rio Piranhas/Açu.
Com isso, o volume de água acumulado na barragem Armando Ribeiro Gonçalves elevou de 1 bilhão, 94 milhões e 973 mil metros cúbicos para 1 bilhão, 110 milhões e 186 mil metros cúbicos. Um aumento de 15,2 milhões de metros cúbicos. O percentual acumulado passou dos 45,62% para 46,26%. A barragem tem capacidade para armazenar 2 bilhões e 400 milhões de metros cúbicos.
Além da barragem de Assú, outros reservatórios de grande porte como a barragem Jessé Pinto Freire (UMARI) receberam um bom volume de água. Diversos açudes de pequeno e médio porte também começaram a sangrar na região do Médio Oeste. O Açude Recreio, em Campo Grande, foi um dos primeiros a sangrar.
O fim de semana foi de chuvas fortes também no Seridó. Em Jucurutu, choveu 108.2 milímetros durante todo esse ano. Duas boas chuvas aconteceram na sexta-feira (19) e no sábado (20). Na Serra de João do Vale, o pluviômetro marcou 130 milímetros. As chuvas registradas no município colaboram para aumentar o nível do leito do Rio Piranhas.

do jornal De fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário