terça-feira, 30 de abril de 2013

Previsão climática indica que deve continuar chovendo na cidade até a próxima semana

Depois de mais uma semana de chuva, a previsão climática para os próximos dias é que deve continuar chovendo em Mossoró e região. Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, as chuvas estão sendo causadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). "Em Mossoró, as chuvas devem acontecer mais no início da tarde, já em outros locais da região no final da tarde e início da noite", esclarece.
O meteorologista explica que houve uma melhora nas condições do oceano Atlântico. "As águas aqueceram e houve um deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para a região. Dessa forma, as chuvas estão sendo ocasionadas pela presença dessas nuvens". Segundo Gilmar Bristot, as chuvas que caíram sobre a cidade entre os dias 15 e 20 foram decorrentes de outro fenômeno.
"As chuvas que aconteceram nesse período foram ocasionadas por influência de uma frente fria. No entanto, depois desse período, foi constatada a presença da Zona de Convergência Intertropical atuando na região", diz o meteorologista. As condições de instabilidade devem continuar sobre o Estado, ocasionando a predominância de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas em todas as regiões.
Segundo o meteorologista, as condições devem permanecer favoráveis a chuvas até o dia 10 de maio. "Na primeira avaliação, as chuvas devem continuar até o início do mês de maio. No entanto, será feita outra avaliação porque se as condições do Atlântico continuarem da forma como estão, pode chover até o mês inteiro", destaca Gilmar Bristot.
Em algumas regiões do Estado, as condições passaram de muito seco para normal ou até mesmo chuvoso. "Essas chuvas que vêm caindo sobre o Estado já mudaram a realidade de muitos locais", afirma. A previsão de hoje do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) para Mossoró é de céu parcialmente nublado com chuvas. A temperatura deve ficar entre 35° e 26°.

Nenhum comentário:

Postar um comentário