sábado, 20 de abril de 2013

Hoje na História

 Aconteceu nesta data em:

1902 - Os Curie isolam o rádio
 foto de sinopsis
Marie e Pierre Curie conseguem isolar com êxito o cloreto de rádio, uma substância altamente radioactiva. No seu laboratório de Paris, em 1898, os Curie descobriram o rádio, chamado assim pelo seu brilho azulado; assim como outro elemento químico que Marie Curie chamou polonium em homenagem à sua terra natal, a Polónia.
Os Curie dedicaram o seu trabalho aos efeitos eléctricos, fotográficos, luminosos, de cor e de temperatura da radioactividade. Estes estudos precursores e avançados valeram-lhes o reconhecimento internacional em 1903, ano em que o casal Curie ganhou o Prémio Nobel da Física.

1941 -  Primeiros testes do Talgo
 foto de sinopsis
No dia 20 de abril de 1941 começaram os testes do comboio Talgo, concebido e construído pelo engenheiro espanhol Alejandro Goicoechea de Vizcaya.
O nome de Talgo é um acrónimo que significa Tren Articulado Ligero Goicoechea-Oriol (Comboio Articulado Ligeiro Goicoechea-Oriol). O comboio era composto por carruagens curtas e mais baixas que as tradicionais, solucionando assim o problema com os eixos das rodas que não podiam estar muito separados.

2004 - É lançado o Gravity Probe
 foto de sinopsis
A 20 de abril de 2004 foi lançado o Gravity Probe, um satélite artificial desenvolvido pela NASA e pela Universidade de Stanford para comprovar duas previsões da Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein.
Um dos efeitos demonstrados foi a deformação do espaço e o tempo em redor de um corpo gravitacional. O segundo efeito - a torsão do arrastro - foi entendido como a quantidade de espaço e tempo que um objeto em rotação arrasta à medida que gira.

fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário