domingo, 21 de abril de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

753 a.C. - Fundação de Roma
 foto de sinopsis
Segundo a lenda, no dia 21 de Abril do ano 753 a.C., Rómulo e o seu irmão gémeo Remo fundaram Roma no lugar onde uma loba os adoptou e amamentou quando eram bebés. Iniciaram uma disputa sem fim e quando Remo saltou sobre uma muralha que Rómulo estava a construir, este trespassou-o com a sua espada.
Como chefe do emprazamento, Rómulo deu-lhe o nome de Roma em honra do seu irmão. Durante 1.000 anos, a cidade cresceu e expandiu-se, passando de um pequeno assentamento regional ao coração do grande Império Romano.

1864 - Nasce Max Weber
 foto de sinopsis
A 21 de abril de 1864 nasceu Maximilian Carl Emil Weber, sociólogo alemão considerado um dos fundadores da Sociologia moderna.
Weber aplicou a investigação sociológica a áreas como a Política, o Direito, a Economia, a Música ou a Religião. Trabalhou segundo a corrente anti positivista, idealista e hermenêutica, tal como Werner Sombart. Weber definiu o Estado como uma entidade que contém o monopólio da violência e os meios de coação, assentando as bases da ciência política moderna no Ocidente.

1792 - Execução de Tiradentes
 
 Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Indepedência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.

fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário