quarta-feira, 24 de abril de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1916 - Revolta da Páscoa na Irlanda
 foto de sinopsis
Em Dublin, nacionalistas irlandeses liderados por Patrick Pearse (1879-1916) promovem a Revolta de Páscoa contra o governo britânico. Um grupo de irlandeses ataca as sedes das delegações do governo de Dublin e cercam o posto dos correios.
Depois destes breves êxitos proclamam a independência da Irlanda. Na manhã seguinte, a cidade parece estar sob o seu controlo. Contudo, ao longo do dia 25, as autoridades britânicas lançam uma contra-ofensiva que se prolongou até ao dia 29, esmagando definitivamente a sublevação. Pearce e outros 14 nacionalistas foram executados por causa da sua participação na Revolta da Páscoa.

2003 - Projeto do Genoma Humano

 foto de sinopsis
No dia 24 de abril de 2003 foi apresentado o Projeto do Genoma Humano.
Trata-se de uma investigação científica internacional, cujo objetivo fundamental era determinar a sequência que compõe o ADN e identificar e cartografar os cerca de 20.000 e 25.000 genes de um ponto de vista físico e funcional.
A informação do genoma é armazenada nos 23 pares de cromossomas dos seres humanos. A dita informação comporta cada função metabólica, estrutural ou enzimática, assim como cada tecido, órgão, etc.

1990 - Hubble é posto em órbita
 foto de sinopsis
 A 24 de abril de 1990 foi posto em órbita o telescópio espacial Hubble, que funciona no exterior da atmosfera na órbita circular em redor da Terra, a 593 km acima do nível do mar. O telescópio recebeu o nome em honra do astrónomo Edwin Hubble.

Caracteriza-se pela captação de imagens com uma resolução ótica superior a 0,1 segundos de arco. O telescópio permite efetuar estudos sobre a composição do Universo, das galáxias, dos buracos negros ou a formação das estrelas.

fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário