terça-feira, 16 de abril de 2013

hoje na Historia

Aconteceu nesta data em:

1917 - Lenin regressa à Rússia
 foto de sinopsis
Vladimir Lenin volta à Rússia para assumir o controlo da revolução russa. Apesar de ter estado exilado na Sibéria e, mais tarde, fugido na Europa devido às suas actividades revolucionárias, Vladimir Lenine (1870-1924) conseguiu reforçar o Partido Bolchevique através da sua oratória e dos seus escritos.
Com uma Rússia entregue ao caos devido à I Guerra Mundial e à abdicação do czar Nicolau II, Lenine abandonou a Suíça e cruzou as linhas inimigas para chegar a Petrogrado no dia 16 de Abril de 1917. Sete meses mais tarde, sob a direcção de Lenine, os bolcheviques conseguiram fazer-se com o poder.

1828 - Morre Francisco de Goya
 foto de sinopsis
A 16 de abril de 1828 faleceu Francisco de Goya y Lucientes, pintor espanhol cujo estilo artístico iniciou o Romantismo e pressupôs a origem da pintura contemporânea. Por tudo isto, foi considerado o precursor das vanguardas pictóricas do século XX.
Nascido em Saragoça a 30 de março de 1746, mudou-se para Itália em 1770, onde estabeleceu contacto com o Neoclassicismo, um estilo que adotou em Madrid enquanto pintava cartões para as tapeçarias da Real Fábrica de Santa Bárbara. Em 1793, os seus traços passaram a ser mais criativos e originais, dando lugar à transição do artista para a estética romântica.


1922 – É assinado o Tratado de Rapallo, no qual a Alemanha e a União Soviética restabelem relações diplomáticas.

1974 – É frustrada uma tentativa de golpe de Estado, em Portugal, conhecida como Levantamento das Caldas.

fonte canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário