quinta-feira, 18 de abril de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1521 - Lutero revela-se na Dieta de Worms
 foto de sinopsis
 Martinho Lutero, a mente catalizadora do Protestantismo, desafia o Imperador Carlos V ao não querer retractar-se dos seus escritos. Martinho Lutero (1483-1546), professor de Interpretação Bíblica da Universidade de Wittenberg, na Alemanha, escreveu as 95 Teses em 1517, condenando a Igreja Católica pela prática corrupta de vender "indulgências", ou perdão dos pecados.
Em 1521, o Papa excomungou-o e o Imperador do Santo Império Romano, Carlos V, chamou-o perante ele, na Dieta de Worms, para que defendesse as suas crenças e respondesse às acusações de herege.

1942 - Ataque de Doolittle sobre Tóquio
 foto de sinopsis
No dia 18 de abril de 1942, os americanos atacaram o Japão como resposta ao bombardeamento surpresa a Pearl Harbour de 7 de dezembro de 1941. Foram 16 aviões B-52 os encarregados de semear o pânico nas cidades nipónicas de Chunwog e Chuchuan.
Após o ataque japonês, os americanos apenas dispunham de cinco porta-aviões, sendo finalmente o USS Hornet o escolhido para realizar a manobra conhecida como "A Incursão de Doolittle".
Os resultados do bombardeamento foram 50 mortos, 250 feridos e 90 edifícios destruídos.

1946 - É dissolvida a Sociedade das Nações
 foto de sinopsis
 A 18 de abril de 1946, a Sociedade das Nações (SDN) foi dissolvida, sendo substituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A SDN baseou-se nos princípios de cooperação, segurança internacional e mediação de conflitos entre os países.
A Sociedade das Nações foi criada a 28 de junho de 1919 através do Tratado de Versalhes. O pacto foi redigido na Conferência de Paris, por iniciativa do Presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, e foram estabelecidas as bases para a paz e a reorganização das relações internacionais, após o fim da Primeira Guerra Mundial.

fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário