terça-feira, 23 de abril de 2013

Servidores da educação participam de greve geral e escolas devem fechar até quinta-feira

A greve geral promovida pelos servidores da Educação em todo o país deve fechar as escolas estaduais e municipais de Mossoró de hoje, 23, até quinta-feira, 25. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) e a Federação dos Trabalhadores na Administração Pública do Rio Grande do Norte (Fetam/RN) organizaram uma programação extensa para a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.
As atividades iniciam hoje, às 7h30, com assembleia geral dos servidores e um café da manhã, no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi). À tarde, a partir das 16h, os trabalhadores promovem um ato público na praça Vigário Antônio Joaquim (em frente à Catedral de Santa Luzia). Amanhã, a partir das 9h, os sindicatos participarão da Tribuna Popular, na Câmara Municipal de Mossoró (CMM).
Às 14h, serão realizadas mesas-redondas "Diálogos com Paulo Freire". A primeira terá como tema "Paulo Freire para a escola e para a formação de professores" e será ministrada pela professora-doutora Hostina Maria Ferreira do Nascimento, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A segunda mesa-redonda debaterá "A contribuição de Paulo Freire para a Educação Ambiental". O tema será exposto pela professora-doutora Maria do Socorro, também da Uern.
Na quinta-feira, às 14h, no Sesi, será realizado um debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que terá como debatedor Júnior Souto, assessor parlamentar da deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN). À noite, às 19h30, haverá um show cultural denominado "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte", na sede do Sinte/RN).
Paralelamente às atividades políticas, também será realizado um torneio de futsal, na quadra de esportes da sede social do Sindiserpum, na quarta e quinta-feira pela manhã.
Segundo o coordenador do Sinte/RN, Rômulo Arnaud, o objetivo da greve geral é chamar a atenção da sociedade para a questão da educação. "Estão sendo reivindicados vários pontos como o Piso Nacional, a Carreira, jornada de trabalho, profissionalização dos funcionários, entre outros. Também há questões como a destinação de 100% dos recursos do pré-sal para a educação e que o PNE saia finalmente do papel", destaca.
d o mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário