terça-feira, 23 de abril de 2013

Hoje na Historia

Aconteceu nesta data em:

1564 - Nasce William Shakespeare
 foto de sinopsis
O grande dramaturgo e poeta inglês, mestre dos mestres, William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon no dia 23 de Abril de 1564, três dias antes do seu baptizado, de acordo com o registo da igreja local.
É virtualmente impossível saber com certeza em que dia nasceu o escritor, assim como é quase impossível certificar que foi o Shakespeare de Strattford o mestre literário de todos os tempos. Não obstante, o que é verdade é que nenhuma produção literária foi tão representada ao longo dos séculos como as 38 obras que lhe são atribuídas.

2003 - Vírus SARS
 foto de sinopsis
No dia 23 de abril de 2003, todas as escolas de Pequim viram-se obrigados a fechar as portas por causa do vírus SARS que se estava a espalhar de forma muito rápida pelo continente asiático.
O vírus em causa provocava graves problemas respiratórios. Os sintomas iniciais eram dor muscular, dor de cabeça, febre e, passados sete dias, insuficiência respiratória, tosse e pneumonia.
Nove por cento dos infetados com este vírus acabaram por falecer, um dado que coincidia com doentes com mais de 50 anos de idade.

1563 - Iniciam-se as obras do Mosteiro de El Escorial
 foto de sinopsis
A 23 de abril de 1563 foi colocada a primeira pedra do Mosteiro de El Escorial, com vista a comemorar a vitória da batalha de San Quintín.
Felipe II e o seu arquiteto Juan Bautista de Toledo idealizaram o magistral monumento que contou, posteriormente, com a intervenção de Juan de Herrera, Juan de Mijares, Giovanni Battista Castello El Bergamasco e Francisco de Mora. O Rei concebeu-o como um grande complexo multifuncional, monacal e palaciano que, segundo o paradigma do plano universal, deu origem ao estilo Herreriano.
O edifício surge também pela necessidade de criar um mosteiro por causa do testamento de Carlos V de 1558 que pretendia assegurar o culto em torno de um panteão familiar.

fonte Canal de Historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário