segunda-feira, 22 de abril de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1915 - Os Alemães utilizam gás venenoso
 foto de sinopsis
 As forças alemãs surpreendem os soldados aliados da frente atlântica ao disparar 168 toneladas de gás letal chlorine contra duas divisões francesas e argelinas em Ypres, Bélgica.
O ataque foi o mais devastador alguma vez realizado pelas tropas alemãs, contaminando as trincheiras inimigas com um elevadíssimo número de projécteis cheios de substâncias mortais, como o gás mostarda. Os alemães utilizaram máscaras de gás e fardas protectoras muito sofisticadas, embora soldados de ambos os lados tenham posteriormente negado a importância militar das armas químicas.
A reacção imediata da Inglaterra e da França a este ataque implicou o início do desenvolvimento do seu próprio armamento químico. Durante a guerra utilizaram-se mais de 100.000 toneladas de agentes e armas químicas, provocando um saldo de 500.000 feridos e 30.000 mortos.

1451 - Nasce Isabel a Católica
 foto de sinopsis
Na Quinta-feira Santa nasce Isabel, futura rainha de Espanha, filha de João II de Castela e de Isabel de Aviz. João II morreu em 1454 deixando um testamento com uma clara linha sucessória.
O seu filho Henrique, meio-irmão de Isabel, subiria ao trono, o que implicava uma trama de intrigas entre os partidários de Henrique e o irmão de Isabel, D. Afonso. Em Janeiro de 1469 foram apresentadas as capitulações matrimoniais entre Isabel, futura herdeira do trono e Fernando de Aragão, casamento que se realizou em Valhadolid, no dia 19 de Outubro.
Em Dezembro de 1473 teve lugar a reconciliação com o seu irmão Henrique que morreu no ano seguinte. A Princesa Isabel foi proclamada então rainha Isabel I de Castela e Leão. Em 1475, a Concórdia de Segóvia delimitou claramente as competências dos esposos, nomeando Fernando rei de Castela.
Em 1479 morreu João II de Aragão e Fernando foi proclamado rei, nomeando Isabel co-regente. A união de ambos os reis e reinos representa, para muita gente, o estabelecimento do estado moderno em Espanha.

1529 -  O Tratado de Saragoça
 foto de sinopsis
A 22 de abril de 1529 foi assinado um tratado de paz entre Espanha e Portugal que delimitou as zonas de influência portuguesa e espanhola na Ásia.
Desde 1494, por causa do tratado de Tordesilhas, surgiram novas tensões que se encontraram finalmente nas Ilhas Molucas. O tratado foi assinado para evitar conflitos entre as Coroas de ambos os países interessados no controlo dos mares e das terras exploradas pelos marinheiros.
Através deste acordo, Portugal comprou os direitos espanhóis sobre as ilhas, incluindo os de propriedade, direito de navegação e direito de comércio das Molucas por um valor de 350.000 ducados de ouro à Coroa espanhola.

1500 - Os petugueses comandados por Pedro Alvares Cabral chegam a costa brasileira e tomam posse do novo território.

fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário