sexta-feira, 19 de abril de 2013

Para presidente do TRE, novos partidos são alternativas para manter mandato

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN, João Rebouças, afirmou que a criação de novos partidos é a única exceção permitida pela legislação para que um politico com cargo eletivo troque  à revelia de partido sem o risco deperder o mandato e descumpra a fidelidade partidária. Oito novos partidos estão em fase de criação pelo TRE.
São eles: Partido Novo, Partido do Desenvolvimento Regional, Partido do Desenvolvimento Nacional (PDN), Partido Ecológico Cristão (PEC), Partido Geral do Trabalho (PGT), Partido da Justiça Social (PJS), Partido Liberal Brasileiro (PLB), Partido Social (PS) e o Partido da Solidariedade.
“Este pode ser um artíficio utilizado por muitos donos de cargos eletivos de sairem de seus partidos sem sofrer a punição da perda dos mandatos”, disse Rebouças, acrescentando que o Estado de Direito permite a qualquer político se organiza através de partidos. “ A legislação eleitoral posteriormente irá prever quais os requisitos devem ser cumpridos para have o registro”, complementa.
O presidente do tribunal confirmou que o TER não pode informar os nomes dos representantes locais dos oito novos partidos porque o todos os registros são feitos no TSE em Brasilia. “Somente numa fase posterior é que são indicados os representantes regionais e municipais quando teremos conhecimentos destes representantes.
Registro
Para o partido obter o registro nacional é necessária a formação em pelo menos um terço dos Estados Brasileiros, ou seja, em nove unidades da federação para posteriormente formar o pedido de reconhecimento.
O processo para a criação destes partidos se iniciou com a fase de Apoiamento Mínimo Nacional na qual os fundadores elaboram um programa e o estatuto e indicam os dirigentes nacionais provisórios. O registro deverá ser feito em cartório de Brasília, segundo o que consta na resolução 23.282 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Tribunal Regional Eleitoral deverá notificar os cartórios para que os representantes de cada partido apresentem a listagem mínima com 1.900 nomes e solicitem a certidão. Para a criação oficial os representantes devem dar entrada no registro e no estatuto ao TRE.

fonte portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário