sexta-feira, 22 de março de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1945 - Nasce a Liga Árabe
 foto de sinopsis
Representantes do Egipto, Síria, Líbano, Transjordânia, Arábia Saudita, Iraque e Iémen encontram-se no Cairo para fundar a Liga Árabe, uma organização dos estados árabes do Médio Oriente.
Formada para fomentar o crescimento económico na zona, resolver disputas entre os estados membros e coordenar objectivos políticos, os membros da Liga Árabe formaram um Conselho com um voto por país.
Quando o Estado de Israel foi criado em 1948, todos os estados da Liga atacaram conjuntamente e foram repelidos por Israel. Dois anos depois, a Liga das nações árabes assinou um Tratado de defesa mútua.

1857 - O primeiro elevador de passageiros da história
 foto de sinopsis
No dia 22 de março de 1857, o inventor Elisha Graves Otis instalou o primeiro elevador de passageiros num grande armazém, situado na avenida da Broadway, num edifício que fazia esquina com a Broome Street, na cidade de Nova Iorque.
A invenção surgiu com o intuito de se autopromover como chefe mecânico, numa fábrica de armações de camas, e poupar trabalho e esforço aos operários. Em 1853, Otis abre o seu próprio negócio de fabrico de elevadores, perfeitamente consciente do sucesso do sistema.

1895 -  É exibida o primeiro filme
  foto de sinopsis
A 22 de março de 1895 foi apresentado, em Paris, "A Saída dos Operários das Fábricas Lumière" em Lyon Monplaisir, um evento que ficou conhecido como a primeira exibição de um filme cinematográfico.

Os irmãos Lumière começaram a trabalhar em 1892 na possibilidade de fotografar imagens em movimento, pelo que, a 13 de fevereiro de 1894, criaram o cinematógrafo, baseado no efeito da persistência retiniana de imagens no olho humano.

1911 – É fundada a Universidade do Porto em Portugal.
1935 – É transmitido o primeiro programa regular de televisão do mundo através da antena da Torre de Rádio de Berlim.

fonte Canal de Historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário