sábado, 23 de março de 2013

Governo lança política de prevenção

A governadora Rosalba Ciarlini e a diretora executiva do Instituto Kaplan, assinaram  ontem (22) termo de cooperação, para colocar em prática no Rio Grande do Norte uma política de prevenção da gravidez na adolescência, através do projeto Vale Sonhar. O objetivo é desenvolver a responsabilidade pessoal dos alunos a partir da percepção do impacto da gravidez no projeto de vida. Para isso, o Instituto Kaplan vai treinar profissionais da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), responsáveis por preparar professores para as atividades escolares ligadas à prevenção à gravidez na adolescência.

O trabalho realizado pelo projeto - da fase de implantação até a execução - leva cerca de 1 ano e oito meses e deve atingir alunos do Ensino Médio a partir da realização de três oficinas de prevenção utilizando o Jogo Vale Sonhar. O projeto não terá custo para o Governo do Estado. O investimento financeiro será do Instituto Kaplan, cabendo a Seec disponibilizar educadores para o projeto.

De acordo com a governadora, o tema gravidez na adolescência será abordado nas salas de aula das escolas da rede estadual, através de atividades modelos, desenvolvidos pelo instituto em vários estados do país, entre os quais São Paulo (3.578 escolas), Espírito Santo (241 escolas) e Alagoas (178 escolas).

"A ideia é trabalhar as consequências de uma gravidez não planejada e como ela pode intervir na construção de seu futuro", disse Rosalba. O projeto atenderá aos mais de 119 mil estudantes do Ensino Médio. Segundo o Ministério da Saúde, 21% das estudantes nessa faixa escolar deixam a escola devido à gravidez precoce. "Esse projeto será mais um aliado para reverter esse quadro", concluiu a secretária estadual da Educação, professora Betania Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário