segunda-feira, 25 de março de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1975 - Assassínio do Rei Faisal
 foto de sinopsis
Em Riade, Arábia Saudita, o príncipe Faisal dispara contra o rei Faisal. O rei Faisal, filho do rei Ibn Saud, lutou durante a década dos anos 20 e 30 em campanhas militares que colaboraram na formação da Arábia moderna.
Posteriormente foi embaixador do seu país nas Nações Unidas e em 1953 foi nomeado primeiro ministro do país com a coroação do seu irmão mais velho, o rei Saud. Em 1964, Saud abdicou e Faisal converteu-se no dirigente supremo do país. Como rei, tentou modernizar a sua nação, proporcionando apoio financeiro e moral aos esforços anti-israelitas no Médio Oriente.
 Em 1975, Faisal foi assassinado pelo seu sobrinho por motivos que ainda hoje permanecem em segredo e o seu filho, o príncipe herdeiro Khalid, ascendeu ao trono.

1876 - Primeira competição ciclista

 foto de sinopsis
No dia 25 de março de 1876, realiza-se a primeira competição ciclista da história.
A corrida realizou-se na cidade britânica de Cambridge e o objetivo principal foi estabelecer o recorde da hora que, até à data, pertencia ao britânico Dodds com uma distância percorrida de 25 quilómetros e 598 metros.
A partir de 1890, este desporto regista o seu auge. Entre 1890 e 1900 nasceram grandes provas que, com o passar dos anos, se transformaram em clássicos, sendo que alguns dos quais ainda persistem, como a Lieja-Bastogne-Lieja.

1808 - Nasce José de Espronceda
 foto de sinopsis
 A 25 de março de 1808 nasceu José Ignacio Javier Oriol Encarnación de Espronceda Delgado, considerado um dos poetas românticos espanhóis mais importantes.

Espronceda dedicou-se à política e ao jornalismo desde que, na sua condição de exilado liberal, viajou por grande parte da Europa e participou nas famosas revoluções de 1830. Foi eleito deputado parlamentar perante as Cortes Gerais em 1842 pelo Partido Progressista.

fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário