terça-feira, 26 de março de 2013

SINTE/RN convida os convocados da rede estadual à luta por melhores condições de trabalho

Somos recebidos (as) em escolas com péssimas condições estruturais para trabalhar, meses sem receber salário e impedidos (as) de nos organizarmos para defendermos nossos interesses. Não bastando isso, os novos concursados (as) já sentem na pele os ataques diretos à educação e à classe trabalhadora, não só tendo seu direito à paralisações e greves cerceados, pelo fato de estarem em estágio probatório, como também, intimidados (as) de participarem de pequenas paralisações para reivindicar melhorias estruturais, participar de assembleias, ou questionar a não convocação de mais professores (as) e suportes imediatamente, tendo em vista o déficit docente das escolas do RN.

Em diversas escolas do Estado, os novos concursados tem sido reprimidos pelas direções que por sua vez são pressionadas pelas Dired,s que não respeitam os direitos dos trabalhadores (as) da educação. Os recém-convocados (as) da Educação do Estado do RN não pararam para ficarem em casa, fomos às ruas lutar pelos nossos direitos e garantir que nossas reivindicações sejam atendidas, exigimos que o governo convoque imediatamente professores (as) e suportes, exigimos que todos (as) recebam seu pagamento já neste fim de mês, não vamos aceitar cinco meses sem receber salários e ainda sermos proibidos (as) de lutarmos ao lado dos nossos companheiros e companheiras da educação.
Seguiremos lutando até que todos os professores (as) e suportes sejam convocados (as), seguiremos protestando por melhores condições de trabalho e por pagamento em dias de nossos salários. Queremos deixar claro nossa indignação frente ao ofício abusivo que chegou as Escolas Estaduais do RN, informando que os professores (as) que pararam suas atividades em função da mobilização feita pelo SINTE-RN, terão que pagar estas aulas.
As paradas foram legítimas e exigimos respeito por parte da Secretaria de Educação. Nós, recém convocados (as) entendemos que a paralização da rede faz parte do processo de organização e mobilização da nossa luta, e que é nossa tarefa fortalecê-la. Entendemos que mesmo o governo tendo reajustado o nosso salário em 7,97% de acordo com o Piso Nacional e mesmo tendo agilizado demandas históricas reprimidas, mesmo assim, ainda temos muito que lutar, e foi à luta organizada deste sindicato que permitiu que estas demandas reprimidas fossem garantidas, por esta razão apoiamos e participamos deste processo de luta e organização.
Mesmo estando em estágio probatório, não podemos ser impedidos (as) de participarmos das atividades referentes a nossa categoria, é direito nosso fortalecermos nosso movimento, quanto a reposição dos dois dias de atividades de luta, estamos de acordo com o SINTE-RN, que entende que estes representam menor prejuízo ao aluno (a) do que a falta de professores (as) nas escolas, a Secretaria de Educação do Estado, deve se preocupar em convocar os restantes dos professores (as) e suportes aprovados no concurso, deve esta se preocupar em repor a sociedade os danos causados nas escolas onde ocorrem reverzamento de turmas ou suspensão das aulas por falta de água. O governo não faz reposição dos prejuizos causados e quer cobrar dos professores (as) o pagamento destas paralizações.
Em 2011 e 2012 o Colégio Atheneu suspendeu suas aulas por diversas vezes, devido as condições precárias. Além disso, muitas aulas não são ministradas por falta de professores. Assim, estamos de acordo com o SINTE-RN que entende que a responsabilidade seja bilateral, “paramos por falta de investimentos na educação e por péssimas condições de trabalho, paramos para que a secretaria de educação convoque o restane dos professorse e suportes aprovados no concurso. E enquanto persistir tal situação, novas paradas vão ser realizadas e até greve será convocada, e todos (as) inclusives os que estão em estágio probatório serão mobilizados para participarem. Assinam este documento o movimento organizado denominado “ Professores (as) da Rede Estadual/RN- concurso 2011”.

*Professores e Professoras da Rede Estadual/RN - concurso de 2011

sinte rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário