quarta-feira, 20 de março de 2013

Cientista político da UFRN afirma que “Governo do DEM no RN está na UTI”

O cientista político Antonio Spinelli, do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, avalia que o governo Rosalba Ciarlini (DEM) “está na UTI”. Ele analisa que, por conta disso, o PMDB está conseguindo impor nomes para o secretariado estadual, a exemplo do novo secretário de Agricultura, Júnior Teixeira, que teve seu nome publicado no Diário Oficial do Estado hoje.
Júnior Teixeira é uma indicação do novo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, presidente do PMDB local, que tem prometido usar a força da Presidência da Câmara para obter convênios em vários ministérios para o governo do RN. Em troca, o PMDB está conseguindo ampliar seus espaços na administração do Estado. “O governo do DEM está na UTI. Não dá para fazer muita coisa, resta, realmente, aceitar as propostas dos aliados”, diz Spinelli.
Além do novo secretário de Agricultura, o PMDB também está endossando a indicação do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, para a Secretaria de Recursos Hídricos do governo do Estado. O partido de Henrique e do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, também estuda apoiar a indicação do médico Luiz Roberto Fonseca para a Secretaria de Saúde.
Segundo o analista Antonio Spinelli, ao afinar a aliança com um governo “incompetente e reprovado popularmente”, segundo apontam as pesquisas, o PMDB correria o sério risco de se desgastar também. “O risco que eu percebo é de o PMDB se desgastar pelo compromisso com uma administração realmente incompetente, uma administração com um grau de avaliação muito ruim entre a população, com um nível de reprovação muito alto. No fim das contas o PMDB pode sofrer também, pode amargar com esse desgaste da própria governadora”.
FRACASSO
Antonio Spinelli descreve o governo Rosalba como “uma administração caótica” que, “do ponto de vista estritamente administrativo é absolutamente incompetente”. Essa incompetência, na sua avaliação, “tem uma raiz política, tem uma causa política”, diz. Para ele, “falta ao governo forma, definição de prioridades políticas, compromisso com o cidadão e com a população do RN”, afirmou.
“Em todos os setores da administração o caos é completo. O governo não se encontra na área da administração, na área da saúde, segurança pública, de infraestrutura, enfim, é um fracasso completo”, sentencia, citando, como exemplos, os problemas de segurança pública, a saber: superlotação dos presídios e das delegacias; fugas de presos; insegurança da população; criminalidade; assaltos; roubos; furtos.

“Se formos para a área de educação você vê as escolas sem condições de oferecer, não apenas um ensino de qualidade, mas até mesmo em termos quantitativos, os alunos simplesmente não têm aula, não têm professores e essa situação é diagnosticada há muito tempo, piorando a cada dia”, completa.
Para Antonio Spinelli, o insucesso do governo tem origem política. Faltou à governadora, na sua avaliação, e ao seu partido, o DEM, compromisso efetivo com a cidadania. “Nós vemos isso desde o início do governo, não é algo que tenha acontecido a partir de um determinado momento. Nós vimos aí que a arrecadação do governo tem aumentado, o PMDB, que é um partido da base do próprio governo federal, tem dado apoio permanente à governadora, tanto o ministro Garibaldi como, sobretudo, Henrique Eduardo, que tem feito esforços muito grandes para trazer apoios do governo federal”, reconhece.
Entretanto, nada surte efeito, segundo Spinelli, “porque falta ao governo do estado competência, capacidade gerencial e, sobretudo, compromisso político”. Ainda segundo Spinelli, “o RN é o único estado governado pelo DEM e realmente é um fracasso completo”. Ele encerra questionando: “Qual o cacife político que tem o DEM, por exemplo, para fazer críticas ao governo federal. Qual o cacife que tem o senador José Agripino para subir na tribuna do Congresso, do Senado federal, e fazer críticas, quando o único estado governado pelo seu partido, e que é o seu estado, é governado dessa forma?”.

“Rosalba admitir apoio a reeleição de Dilma parece ser atitude de desespero político”
A declaração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), admitindo a possibilidade de apoiar a reeleição da presidente da República, Dilma Rousseff, neste final de semana, também foi abordada pelo professor Spinelli. Segundo ele, “à primeira vista parece ser uma atitude de desespero político”, analisa.
“Afinal de contas, o DEM é um dos principais partidos de oposição à presidenta da República e, portanto, uma declaração dessas, por parte de uma governadora do partido, soa realmente muito estranha, a não ser que ela esteja em rota de colisão com o seu partido e esteja aventando a possibilidade de aderir a outro partido”, completou o cientista político.
Na opinião de Antonio Spinelli, o apoio de Rosalba a Dilma “representaria mais uma derrota para o DEM”, presidido no Estado e no país pelo senador José Agripino Maia. “O desgaste do DEM é um desgaste crescente a cada dia, ainda é um grande partido, mas a cada dia perde espaço. A criação do PSD foi um golpe muito forte na estrutura do DEM, portanto, a expectativa, se essa tendência continuar, é que o DEM passe a ser um partido médio, perca muito espaço, efetivamente”, completou o professor.
Ainda segundo Antonio Spinelli, a declaração de Rosalba, admitindo apoiar Dilma, só se justificaria se, nos bastidores, houvesse conversas de Henrique e Garibaldi com a governadora, ela assumindo o compromisso de migrar para algum partido da base aliada. “É preciso ver também como é que o próprio senador José Agripino vê essa possibilidade, uma vez que o DEM, com toda certeza, poderá apoiar um candidato de oposição, seja do PSDB, seja uma eventual candidatura oposicionista do governador de Pernambuco”, completou.

fonte portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário