quinta-feira, 21 de março de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1960 - Massacre em Sharpeville
 foto de sinopsis
 Na cidade da localidade negra de Sharpeville, próxima de Joanesburgo, África do Sul, a polícia africander abre fogo contra um grupo de manifestantes não armados, resultando em 69 mortos e cerca de 180 feridos de metralhadora.
Os manifestantes protestavam contra as restrições de viagem do governo aos cidadãos não brancos. Após o massacre de Sharpeville, na Cidade do Cabo houve uma explosão de protestos resultando em mais de 100.000 pessoas detidas, antes que o exército restaurasse a ordem.

1994 -  Cratera de Sedan
 foto de sinopsis
No dia 21 de março de 1994, a cratera artificial de Sedan, localizada no estado americano do Nevada, foi incluída no registo de Locais Históricos do país. A cratera, que é visível a olho nu desde a órbita da Terra, recebe anualmente mais de 10 mil visitantes.
A sua origem remonta a 6 de julho de 1962, quando detonaram uma bomba nuclear de 104 mil toneladas de TNT, na zona de testes nucleares no deserto, criando uma cratera de 390 metros de diâmetro e 100 metros de profundidade.
A chuva radioativa causada pela bomba nuclear contaminou mais norte-americanos do que qualquer outro teste nuclear realizado até hoje.

1804 - França adota o Código Napoleão
 foto de sinopsis
A 21 de março de 1804, durante a governação de Napoleão Bonaparte, a França adotou o código napoleónico, veículo das ideias da Revolução Francesa e um dos códigos civis mais conhecidos do mundo.
Em França conviviam muitos códigos regionais, acumulados ao longo dos séculos, e Napoleão propôs-se a integrar num texto legal o cúmulo da tradição jurídica francesa, para acabar com a estrutura do Antigo Regime, eliminando as normas que favoreciam a aristocracia, e promover a estabilidade política. A liberdade, a igualdade e a fraternidade eram os valores que presidiam ao código.

1965 – Martin Luther King Jr. lidera 3200 pessoas no início da terceira marcha pelos direitos civis de Selma até Montgomery, no Alabama.

fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário