quinta-feira, 28 de março de 2013

Ex-prefeito dá versão sobre fechamento de maternidade

Caro Canindé Souza (Webleitor) e Carlos Santos (Editor deste Blog).
Venho por meio deste apenas repor a verdade em relação a seus comentários neste Blog tão prestigiado e respeitado que é o do Jornalista Carlos Santos.
Primeiro o Senhor Canindé Souza diz que a Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado não tem culpa pelo fechamento da Maternidade Onzieme Rosado.
Eu, em momento nenhum atribuí culpa ao Senhor prefeito pelo momento que passa a APAMI, tenho sempre explicado a população que as dificuldades são resultados da política do SUS que há anos não reajusta a tabela de remuneração de seus serviços levando ao fechamento diversas instituições Filantrópicas a fecharem as portas, vejam o exemplo da Elisa Simões em Caraúbas.
O que tenho colocado é que a Prefeitura tem a responsabilidade de manter os serviços de saúde da população de Gov. Dix-sept, que a APAMI e seus funcionários não podem continuar se sacrificando para cumprir com aquilo que é responsabilidade do Município.
Para quem não sabe, aproveito para informar, que a APAMI tem recebido nos últimos meses uma receita de apenas R$ 8.000,00 (oito mil reais) que não é suficiente sequer para cobrir a folha dos servidores, imagine pagar médicos e cumprir outras obrigações, mesmo assim atendeu a toda população de Governador até o dia 14-03-2013.
Sendo a APAMI a única estrutura capaz de atender a população e a prefeitura a maior responsável por prestar serviços de saúde a esta população, imaginávamos poder contar com a parceria do município.
Após a posse do Prefeito Anaxmandro Vale, tivemos a oportunidade de conversarmos com o mesmo e oferecemos a possibilidade de alugar o prédio sede da Maternidade Onzieme Rosado com todos os seus equipamentos, deixamos claro ao prefeito que o aluguel seria para quitar a dívida da APAMI com seus servidores e após o pagamento de todos os débitos, que ocorreria em 2 anos, a APAMI doaria o referido prédio ao Município.
O Senhor Canindé diz que a prefeitura nunca deixou de repassar recursos à APAMI, isso não se traduz na verdade. A verdade é que Dr. Adail Vale, repassou apenas alguns meses, cerca de 3 ou 4, que haviam sido comprometidos pela gestão de Lanice Ferreira, e isso depois de determinação judicial, os quatro anos da gestão foram mantidos com a ajuda da população. Então não é verdade que a prefeitura sempre repassou.
Informo também ao Sr. Canindé Souza, que em março de 1996 me licenciei da Presidência da APAMI para disputar a Prefeitura de Gov. Dix-sept Rosado, portanto já fazem 16 anos que deixei de exercer a presidência da APAMI, faço sim parte de sua diretoria, portanto é injusta a afirmativa que usei os recursos da APAMI de forma indevida, é mais uma inverdade do Sr. Canindé Souza.
Fechamento
O Sr. Canindé diz ainda que eu não fiz o repasse, se já fazem 16 anos que não presido a APAMI como poderia reter ou me apropriar dos recursos? É mais uma afirmativa maldosa do Sr. Canindé.
O Sr. Canindé questiona por que não fechamos na época da gestão de Lanice Ferreira? Tenho todos os funcionários da APAMI como testemunhas que eu defendi o fechamento da APAMI já na gestão de Lanice, infelizmente o presidente da época José Soares e alguns servidores não concordaram. Depois na gestão de Chaguinha, atual presidente, voltei a defender o fechamento, para pressionar por uma solução, mais uma vez não contei com o apoio de todos por isso não fechou naquele momento.
O Sr. Canindé Souza, disse ainda mais duas inverdades, que Dr. Adail fez repasses para a APAMI durante seus quatro anos de gestão, é fácil verificar a através dos documentos contábeis do município, que isto não aconteceu.
Diz também o Sr. Canindé que Dr. Adail queria a municipalização, pois também é o que estou defendendo, no entanto, para municipalizarmos a APAMI precisamos antes quitar a dívida com os servidores, por isso propus o aluguel do prédio.
Como o Prefeito declarou que não tem interesse, mesmo sabendo que a APAMI é imprescindível para a assistência a saúde da população, então a diretoria, os sócios e a maioria dos servidores resolvemos fechar as portas por não contarmos com a parceria do município.
Aceitamos a opinião de todos, mas, por favor, usem da verdade.
Finalizo me colocando a disposição de todos para qualquer esclarecimento.
Gilberto Martins – Ex-prefeito e dirigente da Apami (Governador Dix-sept Rosado), mantenedora da Maternidade Onzieme Rosado

do blog carlos santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário