terça-feira, 26 de março de 2013

Maternidade fecha e prejudica população

Mais uma unidade de saúde pública está fechada na região de Mossoró, cidade polo em relação a dezenas de municípios. Agora é em Governador Dix-sept Rosado (a 32 quilômetros de Mossoró) que se registra o fechamento da Maternidade Onzieme Rosado.
A Maternidade Onzieme Rosado chega ao seu fim após 60 anos de prestação de serviços à população dix-septiense.
Mantida pela Associação de Assistência Proteção à Maternidade e à Infância de Governador Dix-sept Rosado (APAMIM), o hospital-maternidade colocava à disposição consultas, atendimento ambulatorial básico com aplicação de injeção, curativos e exames ginecológicos e pequenas cirurgias.
Com 18 leitos, a Maternidade realizava internamento, oferecia serviços de eletrocardiograma e ultrassonografia, quando ainda contava com a parceria da Prefeitura de Municipal. Recursos das Autorizações de Internamento Hospitalar (AIH) e advindos de um convênio com a administração passada se tornaram insuficientes para manter em funcionamento a Maternidade Onzieme Rosado, que acumulou dívidas, nos últimos anos, principalmente com seus funcionários.
Para evitar o encerramento das atividades do hospital, o ex-prefeito Gilberto Martins (PMDB) – um de seus dirigentes – procurou o atual prefeito de Dix-sept Rosado, Anaximandro Rodrigues Vale (DEM), e pediu ajuda em favor da população que precisa da assistência da Maternidade.
Gilberto Martins propôs ao atual prefeito que o município locasse o prédio da Maternidade, que, com o dinheiro referente ao aluguel, pagaria as dívidas a seus funcionários. Depois, a sede da Maternidade Onzieme Rosado seria incorporada ao patrimônio do município.
Entretanto, o ex-prefeito Anaximandro Vale disse que sua administração construirá hospital municipal e, por isso, não teria interesse em investir na locação da da sede da Maternidade.
Nota do Blog – Mais sobrecarga do sistema de saúde pública em Mossoró.
Ô povo para sofrer!

do blog carlos santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário