sábado, 30 de março de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1814 - Os aliados recuperam Paris
foto de sinopsis
Forças europeias aliadas contra a França napoleónica entram triunfalmente em Paris, acabando formalmente com uma década de domínio francês no continente. Napoleão Bonaparte, estratega militar indiscutível, conseguiu o controlo do estado francês em 1800 e em 1804 foi coroado imperador.
Até 1807 controlava um império que abrangia toda a Europa. No entanto, em 1812 começou a sofrer as primeiras derrotas significativas, como a invasão fatal da Rússia, a perda da Espanha perante o Duque de Wellington, ou a derrota absoluta contra as forças aliadas em 1814.

1987 - "Os Girassóis” de Van Gogh
 foto de sinopsis
No dia 30 de março de 1987, o quadro intitulado "Os Girassóis", pintado por Vincent Van Gogh, consegue bater o recorde num leilão da casa "Christie's", realizado em Londres, ao atingir o valor exorbitante de 22 milhões de libras, ou seja, cerca de 40 milhões de euros.
O quadro do pintor holandês é um óleo pertencente a uma série de seis variações, pintadas no final do verão de 1888. Todas as obras apresentam entre 12 e 15 girassóis numa jarra.

1981 - Tentativa de assassinato a Ronald Reagan
foto de sinopsis
 A 30 de março de 1981, Ronald Reagan foi vítima de uma tentativa de assassinato quando saía do Hotel Washington Hilton, onde tinha acabado de discursar.
O autor do atentado foi John Hinckley Jr., um doente mental que, por se identificar com a personagem principal do filme "Taxi Driver" e pela sua obsessão pela atriz Jodie Foster, se sentiu ainda mais motivado a perpetrar tal ofensiva. No filme, o protagonista tenta matar um senador dos Estados Unidos, pelo que Hinckley tentou fazer o mesmo para conseguir aproximar-se da atriz. Além disso, escreveu diversas cartas e bilhetinhos a Foster, em finais de 1980, e seguiu-a por todo o país.


1867 – Os Estados Unidos, representados pelo Secretário de Estado William Henry Seward, concluem a compra do Alasca à Rússia.

1922 – Gago Coutinho e Sacadura Cabral realizam a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

2006 – A bordo da Soyuz TMA-8, em uma missão para a Estação Espacial Internacional, Marcos Pontes (na imagem) torna-se o primeiro brasileiro a ir para o espaço.

fonte Canal de História



Nenhum comentário:

Postar um comentário