sexta-feira, 15 de março de 2013

Certo do errado



       Por: Almira Lima 
O homem foi, tempos atrás, denominado de Homo Sapiens, por sua sabedoria, aparentemente superior à dos animais, será?
Depois e mesmo hoje, olhando no entorno desse nosso planeta, desse nosso país “deitado em berço esplêndido”, em nossas cidades. Dando uma espiadinha nos heróis dos BBB da vida”, temos o Homo Dementes – Homem Demente (não demente, mas insano).
Este “Homo Dementes” parece que perdeu de vista os valores, a ética, a dignidade, o senso. E os “poderosos da mídia televisiva continuam enchendo seus bolsos de muitos milhões ganhos “emburrecendo” aos telespectadores que, inertes, na sua maioria, nem sabem mais o que é certo e o que é errado, o que é o bem e o que é o mal. E que plugados no seu louco piloto automático, devoram qualquer coisa que apareça nas telinhas.
Fala-se também hoje no Homo Telas – e pesquisas revelam que uma grande maioria passa entorno de doze horas de seu precioso(?) dia submissos a alguma telinha, seja de TV, computador, células, Ipad e nem sei mais o que!
E eu fico a me perguntar: o que está havendo com o livre arbítrio das pessoas em geral? O que está havendo com a sanidade das pessoas?
Censura? Nem pensar dizem alguns pseudo-democratas! Mas será que não é urgente que órgãos públicos do Estado, como Ministério da Justiça, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, Promotorias, Universidades, Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente, Presidência da República, etc e tal, sem esquecer as famílias acordem de suas anestesias e se posicionem firmemente, eticamente, corajosamente, legalmente, comprometidamente, a respeito dos desmandos absurdo que a mídia televisiva coloca no ar?
E o pior, em televisão aberta e em horário nobre(?), portanto que chega a todos que possuam a “maquininha infernal”?
Mas, se as autoridades continuarem omissas, cada um de nós, pode refletir prá valer e ver o que realmente quer para si próprio e sua família!
Talvez fique bem adequado, neste final de artigo, relembrar nossa missão maior como seres humanos(?): evoluir com consciência, ética e amor!
E mais assustador ainda é saber que a Globo comprou os direitos deste reality show até 2020, quando a própria produtora holandesa criadora disto tudo já baniu esta programação de suas redes e está surpresa em saber desta postura “emburrecedora” do Brasil, que me perdoem os queridos burros (animais)!
E daí? Vamos continuar anestesiados, enriquecendo poderosos da mídia televisiva que esqueceram esta missão maior e que trocaram sua missão cultural e ética pelos milhões que arrecadam em programas altamente violentadores da dignidade e do respeito humanos? E aqueles de nós que assistem-aplaudem o BBB e similares como Ratinho e outros tantos. Terão perdido o respeito por si próprios? Estaremos a maioria com nossa alma e mente anestesiadas? Quem sabe, possamos iniciar refletindo em nossos grupos e famílias sobre estas questões?
E agora uma pergunta: onde te colocas, amigo leitor?
Homo Sapiens? Homo Dementes? Homo Telas?
E VIVAVIDA!

Por: Almira Lima é psicóloga, articulista de vários sites e jornais e atua junto ao Centro Terapêutico VIVAVIDA, no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário