sábado, 13 de abril de 2013

MP/RN denuncia prefeito, dono de empresa e candidatos por fraudes em concurso público

A Promotoria de Justiça da Comarca de Assu ingressou com Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra o prefeito de Porto do Mangue, Francisco Gomes Batista ("Titico"), a empresa Multi-Sai e seu sócio-proprietário Mário Venâncio Dantas, e outras 15 pessoas, que figuram candidatos envolvidos em supostas fraudes praticadas em concurso público realizado em 2010.

A documentação que embasou a instauração do inquérito civil foi remetida à 1ª Promotoria de Justiça de Assu pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Patrimônio Público (CAOP-PP), do Ministério Público Potiguar. Os documentos foram obtidos por meio de mandado de busca e apreensão.

De acordo com o Ministério Público, os documentos apreendidos na sede da Mult-Sai em Currais Novos revelaram fortes indícios  de que tal empresa realizou concursos fraudulentos não só no Município de Porto do Mangue, mas também em Alexandria (2009), Brejinho (2007), Jardim de Piranhas (2010), Lagoa Salgada  (2010), Grossos (2010), Lagoa/PB (2009), Riacho dos Cavalos/PB (2009) e Jericó/PB  (concurso público de 2010).

A análise da documentação apreendida revelou que em todos os concursos certos candidatos eram “agraciados”, pois as alternativas que haviam sido marcadas com erro pelos mesmos em seus gabaritos eram “corrigidas” com lápis grafite, de maneira que passavam a ocupar melhor colocação no resultado final.

O Ministério Público apurou: uma que correspondia ao resultado verdadeiro do concurso; e outra, “oficial”, que era publicada no site da empresa, na qual os candidatos “beneficiados” sempre logravam obter posições privilegiadas no novo ranking, apesar do pobre desempenho obtido na classificação encontrada nos documentos apreendidos.

Com informações do MP/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário