sábado, 13 de abril de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1943 - Tentativa de fuga da prisão de Alcatraz
 foto de sinopsis
No dia 13 de abril de 1943, os presos James Boarman, Fred Hunter, Harold Brest e Floyd G. Hamilton tentaram escapar da prisão de segurança máxima de Alcatraz, mas foram descobertos pelos guardas da mesma.
Os quatro fugitivos saltaram por uma janela precipitando-se 20 metros até ao mar. Os guardas de uma das torres da prisão presenciaram o momento  o que levou ao fracasso da tentativa de fuga.
O corpo de Boarman, que ao tentar fugir sofreu um golpe e caiu à água, nunca foi encontrado. Brest foi capturado no ato e os outros dois presos, Hunter e Hamilton, foram descobertos numa gruta três dias depois.

1870 - É inaugurado o Museu Metropolitano de Nova Iorque
 foto de sinopsis
A 13 de abril de 1870 foi fundado o Museu Metropolitano de Arte, com o objetivo de fomentar e desenvolver o estudo das Artes.
Dois anos mais tarde, as portas do museu foram abertas ao público, quando Robert Lee Jenkins doou parte da sua coleção privada, tornando-se assim no primeiro presidente da instituição.
A primeira peça que fez parte do museu foi "Califórnia", uma escultura alegórica de Hiram Powers, adquirida em 1870. Posteriormente, a coleção de trabalhos norte-americanos expostos chegou a somar mais de 1.000 pinturas, 600 esculturas e 2.600 desenhos. Peças como o retrato de George Washington e "Washington a Cruzar o Delaware" também fazem parte desta instituição cultural.
A coleção do Metropolitano é composta por mais de dois milhões de obras de arte de diferentes países. Alberga trabalhos de artistas como Rafael, Tiziano, o Greco, Rembrandt, Velázquez ou Picasso.

1598 – O rei Henrique IV da França decreta o Édito de Nantes, conferindo liberdade religiosa aos huguenotes de confissão calvinista.

1831 – D. Pedro I do Brasil assina a sua abdicação e parte para Portugal.

1987 – Portugal e China assinam a Declaração Conjunta Sino-Portuguesa sobre a Questão de Macau.
 
fonte Canal de História


Nenhum comentário:

Postar um comentário