quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mineiro diz que contratação temporária é para lugar de mortos e aposentados

O deputado Fernando Mineiro (PT) questionou projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado solicitando a contratação imediata de professores para atender as necessidades temporárias da rede estadual de ensino. Segundo o parlamentar, a matéria que tramita na Assembleia Legislativa não trata apenas da substituição dos professores, mas trata também das vagas deixadas por pessoas aposentadas e falecidas. Em resposta, o deputado Getúlio Rego (DEM), que é líder do Governo na Casa, disse que os parlamentares têm a prerrogativa de aperfeiçoar os projetos enviados à Assembleia.
Durante seu pronunciamento, Fernando Mineiro relembrou as informações compartilhadas na reunião de ontem com a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, ocasião em que ela pediu urgência na apreciação da matéria, justificando que, somente no primeiro trimestre de 2013, 892 professores estão fora da sala de aula, afastados por questões pessoais. "Queremos detalhes sobre essas licenças, além de informações sobre o número de profissionais ativos e inativos, qual o cronograma dos concursados. Lá no projeto, além da substituição para a sala de aula, prevê contratação para outras funções. Essas informações são importantes para que a gente não vote baseado no discurso", declarou.
O deputado Getúlio Rego afirmou que tais contratações fazem parte de uma rotina estabelecida dentro do setor de Educação. O parlamentar informou também dados sobre as ausências, dizendo que estão relacionadas a licenças médicas, licença-maternidade, participação em cursos, acompanhamento de cônjuge e licenças especiais. "Este é o instrumento a que o Governo propõe para a regularização do setor, para que não haja prejuízo", declarou. O deputado falou ainda dos 3 mil professores concursados que foram convocados e que outros mil serão chamados até o final de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário