terça-feira, 9 de abril de 2013

Servidores do Itep podem paralisar atividades a partir de hoje em reivindicação ao estatuto do órgão

Servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) se reúnem hoje em assembleia para votar indicativo de greve. O motivo é que as negociações sobre o anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão não avançaram. Segundo o diretor executivo de assuntos do interior do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN), Edward Moura, o projeto está na Consultoria-Geral do Estado.
"A comissão foi formada e o anteprojeto está pronto desde 2010. Em todo esse tempo, o projeto vem passando por vários locais e não chega ao Gabinete Civil. Já solicitaram vários pontos que foram cumpridos. Precisamos que o projeto siga para a Assembleia Legislativa para que seja votado", esclarece Edward Moura.
Segundo o Sinpol/RN, a revolta dos servidores é grande, principalmente porque a Consultoria Geral do Estado vem dizendo que seu trabalho está praticamente concluído há meses, mas enviou pela segunda vez, somente nas últimas semanas, o processo para que a assessoria jurídica do Itep atenda diligências solicitadas.
"O indicativo de greve foi apontado para o dia 9 de abril desde o dia 18 de março. Estávamos esperando que o processo andasse. Agora vamos colocar a categoria para discutir essa questão", comenta o diretor do Sinpol/RN.
Segundo Edward Moura, o Estatuto do Itep irá permitir uma identidade ao órgão. "O Itep emite carteira de identidade, mas não tem a sua própria. Com a aprovação da lei, teremos concurso de imediato e a criação de quatro institutos, que são: Criminalística, Medicina Legal, Laboratorial e Identificação. Isso vai permitir um melhor funcionamento porque o Itep existe de fato, mas não existe de direito", afirma o diretor.
Os servidores do Itep paralisaram suas atividades entre os meses de setembro e outubro do ano passado. A greve foi encerrada depois que o Executivo estadual marcou uma reunião para discutir as diretrizes do projeto da Lei Orgânica e Estatuto do Itep.

de O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário