terça-feira, 2 de abril de 2013

PT do RN vai abrir o diálogo sobre eleições com aliados

O Partido dos Trabalhadores vai se tornar a primeira legenda no Rio Grande do Norte a iniciar, oficialmente, as conversas sobre o pleito de 2014. Em reunião da executiva estadual, promovida ontem, os petistas definiram atuar em duas frentes: em encontros municipais para o debate de um projeto de governo e em discussões com os partidos aliados da base da presidente Dilma Rousseff.
Petistas têm preferência por candidatura própria, mas admitem negociar com possíveis aliadosPetistas têm preferência por candidatura própria, mas admitem negociar com possíveis aliados

O presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, destacou que “o partido está pronto para a disputa majoritária”. Ele ponderou, no entanto, que é cedo para as definições. Segundo o petista, a discussão sobre alianças estará restrita aos partidos da base do Governo Federal. “Vamos dialogar com os partidos, escutar e dizer a intenção da gente”, destacou Eraldo Paiva.

Do encontro de ontem, além dos integrantes da executiva estadual, participaram o deputado estadual Fernando Mineiro, a deputada federal Fátima Bezerra e os seis prefeitos eleitos pela legenda no Estado. O presidente do diretório do PT em Natal, Carlos Araújo, explicou que o partido promoverá caravanas da cidadania pelo Estado, onde serão discutidos os problemas das regiões e a partir daí haverá a definição de um “projeto de governo do PT para apresentar ao Rio Grande do Norte”.

De acordo com Araújo, o partido fará o ciclo de debates até maio. “Nosso trabalho é visando a candidatura própria”, ressaltou. Na reunião de ontem, os petistas também formaram uma comissão para atuar como interlocutora junto ao diretório nacional. Entre os integrantes do grupo estão Fernando Mineiro e Fátima Bezerra, além do próprio presidente estadual.

O papel da comissão é justificado pela relação direta que os petistas locais fazem com a aliança nacional. “A aliança no Rio Grande do Norte passa pela questão nacional”, destacou Francisco Araújo.

Ele observou que, embora o reflexo seja direto, no Rio Grande do Norte o principal partido aliado do Governo Federal, o PMDB, que indicará Michel Temer para vice na chapa de Dilma, integra a aliança com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). “Aqui há esse problema, mas vamos conversar com outros partidos da base aliada, como o PDT, PSB e o PC do B”, disse Araújo.

Questionado sobre a possível candidatura do governador de Pernambuco Eduardo Campos a presidente da República, o petista ressaltou que, caso isso ocorra, o PSB sai do ciclo de conversas no Estado.

fonte TN online

Nenhum comentário:

Postar um comentário