terça-feira, 9 de abril de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1940 - A Alemanha invade a Noruega
 foto de sinopsis
A Alemanha nazi invade a neutral Noruega durante a II Guerra Mundial, surpreendente tanto os Noruegueses como os defensores britânicos, e assentando-se em vários pontos estratégicos da costa norueguesa.
Tropas alemãs entram na Dinamarca através de diferentes pontos da costa. Durante as fases preliminares da invasão, Vidkun Quisling, líder de um partido norueguês de crenças nazis, actuou como apoio para os invasores alemães, procurando as principais vias de comunicação, difundindo rumores falsos e ocupando bases militares e outras localizações.

1953 - Primeira longa-metragem a 3D com som estéreo
 foto de sinopsis
A 9 de abril de 1953, a Warner Bros. estreou a primeira longa-metragem a três dimensões: "A Casa de Cera" ("House of Wax" no original). Tratava-se de um filme de terror dirigido por André De Toth e protagonizado por Vincent Price.
Antes disso, a 10 de junho de 1915 realizou-se a primeira projeção de uma curta-metragem a 3D, no Teatro Astor de Nova Iorque. Tratava-se de cenas rurais dos Estados Unidos, um documentário sobre as cataratas do Niágara e uma seleção do filme "Jim The Penman".


1918 – Primeira Guerra Mundial: início da Batalha do Lys, com pesadas baixas do Corpo Expedicionário Português perante as forças imperiais alemãs.

1928 – O Islão deixa de ser reconhecido como religião estatal na Turquia.

1991 – A Geórgia declara-se independente da União Soviética.


fonte Canal de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário