terça-feira, 2 de abril de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1882 - A Argentina invade as Malvinas
 foto de sinopsis
Argentina invade as Ilhas Malvinas, enclave britânico desde 1833. Os Britânicos tinham reclamando as Ilhas Malvinas desde tempos lendários, alegando como razão principal as viagens que os navegantes britânicos tinham realizado durante o século XVII.
Do mesmo modo, a Espanha, a França e a Argentina têm reclamado esses direitos em diferentes ocasiões ao longo dos últimos séculos. Durante décadas, a Argentina submeteu uma petição às Nações Unidas pela posse das Malvinas, sendo recusada pela Grã-Bretanha.

1985 - Morre o Papa João Paulo II
 foto de sinopsis
 No dia 2 de abril de 2005, faleceu, aos 84 anos, o Papa João Paulo II, no Vaticano, vítima de septicemia e colapso cardiopulmonar, causados pela doença de Parkinson. O seu falecimento foi comunicado poucos minutos depois pelo Monsenhor Leonardo Sandri, que deu a notícia às pessoas que se encontravam na Praça de São Pedro e ao mundo inteiro.
Os problemas de saúde começaram com uma fratura no colo do fémur. A partir desse momento, e dada a idade avançada, o seu estado de saúde foi-se deteriorando.

1840 - Nasce Émile Zola
 foto de sinopsis
No dia de hoje, em 1840, nasceu o escritor francês e criador do Naturalismo Émile Zola. Em 1862 Zola começou a trabalhar na livraria Hachette, onde nasceu o seu interesse pela poesia e pelo teatro.
Os seus primeiros livros foram "Contes à Ninon" e "La Confession de Claude". Zola dedicou-se por completo à escrita, sentindo afinidade com o movimento realista e o positivismo, e publicou uma das suas obras mais importantes, "Thérèse Raquin", que lhe assegurou um certo prestígio.

 1453 – O sultão otomano Mehmed II inicia o Cerco de Constantinopla.

1976 – É concluída a elaboração da Constituição da República Portuguesa após o 25 de Abril.

fonte canal de história


Nenhum comentário:

Postar um comentário