quarta-feira, 10 de abril de 2013

Hoje na História

Aconteceu nesta data em:

1919 - Zapata é assassinado no México
 foto de sinopsis
 Emiliano Zapata, dirigente dos camponeses e dos indígenas durante a revolução mexicana, é assassinado durante uma emboscada em Morelos. Filho de camponeses, Zapata não teve outro remédio senão alistar-se no exército, em 1908, numa tentativa de recuperar as terras do povo usurpadas por um latifundiário.
Após o início da revolução, em 1910, convocou um exército de camponeses no estado do sul de Morelos sob o grito de "Terra e Liberdade". Ao pedir apenas simples reformas agrárias, as suas guerrilhas foram capazes de enfrentar o governo mexicano dirigido por Madero, mais tarde por Victoriano Huerta e, finalmente, por Venustiano Carranza.

1912 - O Titanic inicia a sua viagem
  foto de sinopsis
No dia 10 de abril de 1912, o transatlântico Titanic zarpa do porto de Southampton, em Inglaterra, rumo à cidade de Nova Iorque. Tratava-se do navio de passageiros maior e mais luxuoso da época e levava 2.227 pessoas a bordo na sua viagem inaugural.
Na sua construção, levada a cabo no estaleiro de Harland e Wolff, em Belfast, na Irlanda do Norte, foi utilizada a tecnologia mais avançada da época.
Quatro dias depois da partida, o transatlântico chocou contra um icebergue, a sul das costas da Terra Nova, afundado na madrugada de 15 de abril. Neste naufrágio, que constituiu uma das maiores tragédias marítimas da história, morreram 1.517 pessoas. O navio só dispunha de botes salva-vidas para 1.178 pessoas, ou seja, para cerca de metade das pessoas a bordo.

1970 - Os Beatles separam-se
 foto de sinopsis
A 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou que os quatro elementos do grupo The Beatles não voltariam a tocar juntos. E assim foi...

O quarteto tinha parado a sua atividade alguns meses antes de acabar a gravação do álbum "Abbey Road". Os quatro elementos estavam ocupados em projetos pessoais, embora nenhum se tivesse atrevido a anunciar a separação ao mundo.

fonte Canalde História

Nenhum comentário:

Postar um comentário