sábado, 13 de abril de 2013

Detran pode enfrentar colapso no setor de exame de psicoteste devido à falta de profissionais

Quem precisar renovar ou dar entrada no processo para conseguir retirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CHN) em Mossoró terá que ter muita paciência. Atualmente, mais de dois mil exames de psicoteste, uma das etapas pelo qual o condutor precisa ser submetido, estão agendados na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da cidade, gerando uma demanda reprimida que tem irritado usuários e preocupado a direção do órgão, e ainda podendo acarretar um colapso no setor.
O acúmulo de exames teve início em novembro do ano passado, quando a resolução do Conselho Federal de Psicologia número 018, de 20 de dezembro de 2000, e que prevê em seu artigo 86 que cada psicólogo só poderá efetuar atendimento de, no máximo, 10 candidatos por jornada de trabalho, começou a ser efetivamente fiscalizada em Mossoró.
"Hoje, em Mossoró, só há dois psicólogos credenciados para esse tipo de serviço. Antes de a fiscalização entrar em vigor, esses profissionais realizavam, em média, 30, 40 atendimentos diariamente, imagine esse número cair para 10? Está complicado, tanto que alguns exames estão sendo agendados para agosto", destaca o diretor do Detran em Mossoró, Osnildo Morais.
Segundo o diretor do órgão, se nenhuma solução for encontrada, em breve poderá haver uma crise ainda maior no setor, com usuários precisando aguardar dois, três anos para realizar o exame. "É algo preocupante, tanto que já fui ao Ministério Público pedir socorro, mas ainda não temos uma resposta concreta", afirma Osnildo Morais.
Conforme a direção do Detran, por dia aproximadamente 180 pessoas procuram a unidade do órgão em Mossoró para realizar o processo de abertura da CNH ou renovação. "Do total de exames que temos agendados, cerca de 700 são referentes à renovação das carteiras daqueles profissionais do volante, que exercem atividade remunerada, e não podem ficar com suas CNHs vencidas, são pessoas que estão perdendo os seus empregos", lamenta Osnildo Morais.
Para tentar amenizar a situação, Osnildo diz que será necessária a realização de uma força-tarefa, com a vinda de profissionais de Natal. "Nós estamos promovendo esse mutirão no setor de exames práticos, que também possuía uma demanda reprimida. Agora no caso dos psicólogos existe uma dificuldade no sentido de que nenhum profissional quer vir de Natal para cá atender 10 pacientes por dia, é inviável financeiramente para eles. Estamos buscando medidas, mas não há uma solução de imediato", conta Osnildo Morais.
Ele acrescenta que existem também dificuldades em relação ao credenciamento de psicólogos para atuarem no Departamento Nacional de Trânsito. "O Governo do Estado até autorizou o credenciamento de novas clínicas, mas não existem profissionais qualificados disponíveis no mercado, uma vez que eles precisam possuir especialização nessa área do trânsito", conclui.

d o mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário