sexta-feira, 3 de maio de 2013

Taxa de reprovação em exame prático do Detran é de 43,39% no quadrimestre

Segundo dados fornecidos pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), referentes ao índice de aprovação e reprovação nos exames práticos de direção dos candidatos a condutor, no primeiro trimestre deste ano, 15.977 alunos foram aprovados, enquanto 9.069 não conseguiram passar no teste. Em Mossoró, essa realidade não é diferente, apenas nos três primeiros meses do ano 1.888 candidatos foram reprovados nos exames práticos.
O índice de candidatos reprovados pelo Detran de Mossoró aumentou consideravelmente em relação a 2012. Entre os meses de janeiro a abril, não passaram no exame prático 43,39% dos candidatos, enquanto que o balanço anual de 2012 indica que esse quantitativo foi de apenas 28,05%.
Segundo o gerente do Detran de Mossoró, Manoel Ferreira, o número de candidatos reprovados é considerado elevado.
"Entre os meses de janeiro a abril, foram reprovados 1.888 candidatos a condutor, em contrapartida foram aprovados 56,61% do total, isto é, 2.463 pessoas. O índice de reprovação atualmente é alto, um dos fatores que têm contribuído para essa realidade é a qualidade do ensino fornecido pelos centros de formação, verificamos que estes têm que passar por um processo de reciclagem, melhoramento", explicou Manoel.
Outro problema apontado pelo Detran diz respeito ao tempo de espera que muitos candidatos precisam aguardar para fazer o teste. Manoel Ferreira disse que uma das formas encontradas para mudar essa situação é atuar junto às autoescolas.
"Demos início ao trabalho junto aos centros de formação e vamos realizar uma reciclagem com os profissionais, para que estes possam oferecer um ensino com mais qualidade aos alunos", relatou Manoel.
O diretor-geral do Detran/RN, Willy Saldanha, explicou que a preocupação do órgão é colocar nas vias apenas condutores aptos realmente a conduzir um carro. "Quando nos deparamos com os altos índices de acidentes de trânsito, ficamos apreensivos. É preciso que a sociedade tenha em mente que alguém que não esteja capacitado para conduzir, está preparado para matar ou morrer. Por isso não podemos fazer concessão alguma", esclareceu.

fonte O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário