quinta-feira, 11 de abril de 2013

Servidores e sindicalistas realizam ato público contra gestões municipal e estadual

Sindicalistas e profissionais dos setores da educação, saúde e mobilidade urbana realizaram, na manhã desta quarta-feira (10), um ato público em alusão aos 100 dias da nova gestão municipal e 2 anos e 4 meses do atual governo estadual. Em caminhada pelas ruas do Centro da Cidade, com direção à Prefeitura de Natal, dezenas de manifestantes denunciaram o descaso com os trabalhadores e com os serviços prestados à população. A crise na saúde, a falta de transporte em algumas comunidades e o déficit de vagas e de professores nas escolas foram os temas mais reforçados.
A manifestação foi uma proposição da vereadora Amanda Gurgel (PSTU), aprovada em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da rede pública (Sinte/RN). Segundo a coordenadora geral, Fátima Cardoso, o sindicato incorporou o ato em seu calendário de mobilizações. “É mais uma forma de nós nos comprometermos com a sociedade e com os seus direitos, mostrando que estamos dispostos a lutar por eles”, diz Fátima.
Para a parlamentar Amanda Gurgel, o ato público é uma oportunidade de mostrar um contra-ponto do discurso do prefeito e do governadora, “os quais alegam que está tudo muito bem na cidade”. “Mas nós estamos provando que não está. Quando digo nós, não falo como vereadora nem em nome do meu partido, mas sim em nome de diversos profissionais terceirizados que estão aqui querendo trabalhar, e das crianças que estão sem vagas nos Centros Municipais de Educação, esperando auxiliares de sala”, disse.
Segundo a vereadora, apenas as coisas que estão aos olhos da população vem sendo melhoradas. “É verdade que os buracos estão sendo tapados. É verdade que o lixo está sendo retirado. Mas os problemas estruturais da saúde e da educação não são resolvidos. Está nítido que esses não são pontos de prioridade para a prefeito Carlos Eduardo e a nossa governadora. Paciência foi o que Rosalba Ciarlini nos pediu há dois anos e quatro meses e Carlos Eduardo está fazendo do mesmo jeito, mas não queremos dar essa paciência a ele”.
Entre os manifestantes estava uma educadora que trabalhava como auxiliar de sala em um dos CMEIs em Natal, mas foi demitida injustamente. Sem querer se identificar, temendo ter dificuldades para conseguir emprego, ela informou que os problemas nas escolas persistem. “Muitas crianças estão sem aula e nós não podemos contribuir para mudar isso porque não temos oportunidade de trabalho”, disse.
Segundo ela, a demissão dos auxiliares de sala foi realizada de forma indevida pela Secretaria Municipal de Educação. “Nos demitiram porque fomos contratados como agentes de limpeza e a Prefeitura não possui cargo de auxiliar de sala de forma legal. Eu nunca  fui agente de limpeza, inclusive tenho qualificação para atuar como educadora”, relatou.
Célia Dantas, diretora do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde, também esteve reivindicando os direitos da categoria durante o ato público. “Nós temos problemas sérios acontecendo no setor da pediatria dos hospitais, além de falta de profissionais capacitados para atuar diretamente nessa área. Além disso, aproveitamos o momento  para reivindicar medicamentos, equipamentos e estrutura mínima nos postos que tratam da saúde básica, situação que leva à superlotação nos hospitais”, afirmou.


fonte portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário