sábado, 6 de abril de 2013

PT vai lançar Fernando Mineiro candidato a governador em 2014

O Partido dos Trabalhadores quer lançar o nome do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) para candidato a governador do Estado do Rio Grande do Norte nas eleições de 2014. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira por pelo menos duas lideranças expressivas do PT potiguar: o presidente estadual do partido e o líder da legenda na Câmara dos Vereadores, vereador Fernando Lucena.
“Fernando Mineiro é um bom nome para governador do Estado do RN. Com certeza, representaria muito bem e faria um grande governo”, afirmou Eraldo Paiva. “O PT discute a chapa majoritária no RN e Mineiro cada vez mais se credencia a ser um nome da política do RN, com grande qualificação”, completou.
O deputado Fernando Mineiro está no seu terceiro mandato como deputado estadual e já foi vereador em Natal por quatro mandatos. “Mineiro é um companheiro que está à disposição para qualquer função no partido, ele disse que está disponível para o que o partido precisar. Ele é um quadro que poderá disputar como governador”, disse o dirigente petista.
O vereador Fernando Lucena disse que Mineiro disputou a eleição para prefeito de Natal e teve uma excelente votação – 85 mil votos – quase indo para o segundo turno com o atual prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). “Mineiro não foi para o segundo turno por menos de dois mil votos. Não podemos ficar de fora (da eleição majoritária) de 2014″.
MAJORITÁRIA
Nesta semana, a deputada federal Fátima Bezerra defendeu a participação do PT na chapa majoritária da base de Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte. Fátima fez um apelo para que o PMDB, hoje aliado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), rompa e se alie com os partidos da base de sustentação da presidente Dilma Rousseff.
Segundo a petista, a aliança do PMDB com o DEM não contribui em favor do Rio Grande do Norte. Fátima se colocou a disposição para representar o PT na chapa majoritária. O PT não conversa com o PMDB porque este está aliado com o DEM. Os petistas dialogam com o PDT de Carlos Eduardo, o PSB de Wilma de Faria e o PSD do vice-governador Robinson Faria.
Para Lucena, o PT vai fazer o possível para fazer aliança com os partidos da base aliada. “Mas, se não der, vamos sair só”, adiantou. Neste caso, não está, sequer, descartado o PT lançar uma chapa puro sangue, como aconteceu nas eleições em Natal. No último pleito na capital, o PT lançou chapa puro sangue com os petistas Mineiro para prefeito e Carlos Alberto par vice, e uma nominata inteira de candidatos a vereador sem coligação.
Eraldo afirma que não faltam nomes dentro do PT para compor uma chapa majoritária nas eleições de 2014 no Rio Grande do Norte. “Nós temos vários nomes dentro do PT, a exemplo de Mineiro e Fátima, que são excelentes nomes. Tanto a companheira Fátima quanto o companheiro Mineiro estão à disposição. Ambos são soldados do PT e um projeto não inviabiliza o outro. Se temos candidaturas a governador, a senador, a deputado federal e a deputado estadual, poderemos lançar. Cabe muita gente nesse projeto. Vamos dialogar”.

Governadorável confirma que o PT vai lançar nome
O deputado Fernando Mineiro diz que, em 2013, o PT irá priorizar o debate sobre um projeto político para o estado. “Nós vamos conversar com os partidos chamados da base aliada à luz de um projeto. Para isso, a nossa principal deliberação é a realização de seminários regionais em maio, para debater. Nós vamos discutir a situação de desenvolvimento, as finanças, as questões das políticas públicas. Em todas as áreas, teremos debates para elaborar as linhas que configurarão da nossa proposta para a sociedade”, disse o governadorável.
Fernando Mineiro entende que, “para disputar as eleições de 2014, o prioritário é que a sociedade saiba o que cada um está propondo, e não, aconteça o que vem acontecendo particularmente agora, onde as pessoas votam e depois fica aí esse desastre político-administrativo que nós estamos vendo”.
“Então, nós achamos que a eleição é um momento de apresentar um conjunto de proposições. Vamos deliberar, vamos fazer esse debate em maio. Serão oito seminários na região, ao todo, para debatermos junto com especialistas, estudiosos, movimentos sociais, levantar as demandas e apresentar sugestões para o estado”, completa o petista.
Quanto à candidatura própria, Mineiro diz ser possível. “Caso abra um espaço, caso tenha oportunidade, nós vamos sim apresentar nome para o governo, até porque nós entendemos que esse debate está em aberto”, afirmou. “Nós temos aí algumas candidaturas colocadas, algumas postulações que são legítimas, mas não tem ainda nenhuma definição de nenhum dos partidos sobre os nomes. Então, é um espaço em aberto e o PT também trilhará esse espaço. Nós achamos que 2013 é o ano para fazer esse debate e no final do ano a gente define. Então, se houver espaço, condições, se agregar força política, evidentemente nós apresentaremos nomes e temos nomes para isso”.

fonte portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário