sexta-feira, 5 de abril de 2013

Negociações com o Governo do Estado não avançam e servidores da Educação planejam nova mobilização

Os servidores da Educação do Estado ainda aguardam o avanço nas negociações com a administração estadual com relação aos 31 pontos reivindicados pela categoria. A última audiência realizada entre a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) e o Governo do Estado aconteceu no dia 28 do mês passado.
Segundo Rômulo Arnaud, coordenador-geral do Sinte/RN, a reunião tratou somente do terço da hora atividade. "No dia 26 de março, os servidores se reuniram em assembleia, mas o indicativo de greve não foi votado. No dia 28, teve uma audiência. O Governo do Estado queria saber do entendimento do sindicato acerca do terço da hora atividade", afirma o docente.
O coordenador-geral do Sinte/RN esclarece que a Lei do Piso dos Professores determina que um terço da carga horária dos docentes deve ser destinada para atividades fora da sala de aula. "O sindicato compreende que metade desse terço da hora atividade deve ser para atividades dentro da escola. Outros pontos não foram abordados, e ainda precisamos avançar com a questão dos planos de cargos dos professores e funcionários", destaca Rômulo Arnaud.
O Sinte/RN reivindica a reformulação do Plano de Cargos dos professores e o pagamento dos 70% restantes do Plano de Cargos dos funcionários da Educação. "O governo diz que tem interesse na reformulação, mas não avança nisso. Com relação ao pagamento dos funcionários, quem acionou a Justiça já está recebendo", explica o sindicalista.
Segundo Rômulo Arnaud, os servidores irão participar da Greve Nacional da Educação Pública, nos dias 23, 24 e 25 de abril, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). "O Sinte/RN está organizando, juntamente com o Sindiserpum (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró), uma programação especial com atividades políticas, culturais e esportivas", afirma o professor.
Dentro da programação, serão realizados debates e assembleia. "Iremos discutir o PNE (Plano Nacional de Educação), o legado de Paulo Freire, além de discutir questões referentes à categoria", esclarece.

de O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário